lançamento do WP8 está previsto para ocorrer até o final do ano e promete ter uma maior integração com o Windows 8, que também chegará ao mercado ainda este ano.
Dentre as principais novidades está o “núcleo compartilhado”, uma funcionalidade criada pela Microsoft que possibilita tanto o Windows Phone 8 quanto o Windows 8 a terem, por exemplo, suporte para os mesmos tipos drivers. Dessa maneira, os mesmos programas disponíveis para Windows poderão ser usados no WP8.

 

O novo sistema portátil da Microsoft também contará com suporte para processadores multi-core, desde o dual-core, e telas com uma melhor resolução que pode chegar até 720p. Além disso, os atuais aplicativos do Windows Phone 7 rodarão normalmente na nova versão, inclusive em qualquer resolução.

A nova versão do Windows Phone da Microsoft também terá suporte para cartões microSD, o que permitirá a expansão da capacidade de armazenamento. Além disso, será possível transferir músicas, fotos, vídeos e outros arquivos a partir dos chips de memória. O DirectX poderá ser instalado na nova plataforma e ele também terá base para os mesmos drivers gráficos do Windows 8, o que viabilizará a adaptação de diversos tipos de jogos, sejam eles de PC, apps do iOS ou Android.

O sistema ainda contará com a tecnologia NFC e virá com um aplicativo que funciona como uma carteira virtual. Os usuários terão a possibilidade de realizar pagamentos utilizando somente o dispositivo móvel. Para isso, basta que eles tenham um chip e um smartphone compatível com a tecnologia. Dessa forma, quando o smartphone se aproximar da máquina de reconhecimento, a conta será paga automaticamente.

O sistema de mapas que será utilizado nos aparelhos com WP8 será o que foi desenvolvido pela empresa Nokia. E também contará com o Internet Explorer 10 pré-instalado, versão que será mais semelhante com a do desktop. Além disso, sua tela inicial poderá ser personalizada, sendo possível escolher dentre três tamanhos diferentes: quadrado grande e pequeno, ou retangular.

As empresas que fabricarão os novos aparelhos com o Windows Phone 8 serão: Nokia, Huawei, Samsung e HTC. E também a Microsoft garante que disponibilizará os updates para todos os dispositivos. As atualizações serão feitas via “over the air”, ou seja, sem conexões com computadores.