Desconheço alguém que não tenha ficado em dúvida sobre qual dos dois modelos adquirir. Donos de belezas totalmente diferentes e configuração um tanto quanto parecida, os modelos Lumia 920 e Lumia 925 da Nokia rendem longas discussões sobre qual seja o melhor dos dois e qual traga mais benefícios ao usuário. Nesse post, caro leitor, você irá encontrar os prós e contras de cada modelo pra lhe ajudar na decisão ou apenas lhe dar motivos pra apimentar a discussão que está longe de ter um fim.

920vs925

 

DESIGN

Lumia 920: o aparelho conta com design monobloco de policarbonato colorido (no Brasil há as cores preta, amarela e branca) com abertura apenas do SimCard, como seu rival.

920111

Ele é pesado em comparação à muitos outros smartphones (185g), o que para uns é ruim mas para outras pessoas dá a sensação de robustez e de ser inquebrável. O corpo dele pode ser super resistente e até mesmo inquebrável mas infelizmente sou uma das pessoas que pode confirmar que inquebrável a tela dele não é, aliás acredito que nenhum seja. Isso prova que não depende apenas de sorte, cuidados, mas sim do ângulo da queda e em cima de quê seu queridinho vai cair. Mas no geral a Nokia conseguiu com o 920 um aparelho que mostra ser um dos mais fortes da sua linha. Sua tela tem os cantos levemente arredondados, que acompanham a curva do aparelho, o que segundo a Nokia permite que a força na hora da queda seja direcionada para as laterais e não para o centro da tela (posso confirmar isso).

Nokia-Lumia-925-920-right
Via HardwareZone

Lumia 925: seu peso é de apenas 139g, é de longe bem mais fino que o seu rival e tem detalhes cromados nas laterais. Ele tem corpo de alumínio e um design impecável, lindo mesmo, em todas as suas cores (branco, prata ou preto) ele tem seu charme. Não há como negar sua beleza e por ser fino e elegante, pode roubar a cena do 920 facilmente, porém ele nem de longe aparenta ser tão massivo, robusto como seu rival.

 

Via RegMedia

TELA

Ambos possuem a tela de 4.5″ com resolução WXGA 1280 x 768. Porém o Lumia 920 possui tela IPS LCD PureMotion HD+ com Clearblack enquanto o 925 conta com tela OLED PureMotion HD+ também com Clearblack. Nesse ponto, muita gente prefere a tela do 925 por ter cores mais vivas, já outros preferem a tela do 920 pelas cores mais realistas. Aqui entra a questão do gosto, logo não acredito que esses dois fatores deponham contra um dos dois, afinal ambas as tecnologias têm suas vantagens e desvantagens. Ambos os modelos possuem Nokia Glance e os principais sensores.

PureMotionHD+ traz um tempo de resposta em menos de 9 milissegundos, o que se reverte em maior fluidez nas transições da tela e rolagem e exibição de vídeos mais fluída, alta visibilidade em ambientes com muita luz, alta densidade de pixels e alta sensibilidade ao toque.

O Lumia 920 vem equipado com Vidro Corning® Gorilla®, já seu rival conta com Vidro Gorilla® Corning® 2, uma vantagem. Ambos possuem tela super sensível ao toque, podendo o usuário utilizar o celular até com luvas. O 925 tem tela com densidade de pixels de 334ppi e o o 920, com 332ppi. Diferença praticamente mínima.

CONECTIVIDADE E MEMÓRIA

É aqui que a diferença faz muitas pessoas faz escolherem entre um ou outro modelo. Ambos são 4G, Bluetooth de alta velocidade, garantem uma experiência excelente de navegação WIFI nos mais diversos protocolos, possuem GPS e têm compatibilidade com todos os recursos da linha Here, proporcionando navegação OFFLINE invejável. Mas em se tratando de memória interna, o peso é grande na escolha: O Lumia 920 conta com 32GB interno sem expansão via SD enquanto o Lumia 925 conta com 16GB interno também sem expansão. E surge o embate e muitas pessoas (como eu!) consideram o 920 melhor por ter o dobro da memória interna. A memória RAM é praticamente a mesma, ambos contam com o processador Qualcomm Snapdragon™ S4 Dual Core de 1,5GHz. Então nesse quesito, o perfil do usuário conta muito na escolha do modelo: quem realiza muitas filmagens e baixa muitos vídeos e jogos pesados pode se decepcionar com os 16GB do 925, enquanto que quem apenas ouve música e não baixa muitos vídeos ou mesmo grava, a memória do 920 seja exagerada. No meu ponto de vista, memória interna nunca é demais.

BATERIA

Ambos os modelos contam com bateria de 2000mAh. A duração depende muito do perfil do usuário. É muito comum em discussões surgir perguntas como ”quanto tempo dura a bateria do cel X” porém isso é algo tão relativo! Se o usuário deixa muita coisa em segundo plano, em WIFI terá uma duração, em 3G/4G outra duração, menor ainda, se jogar muito então, a bateria vai embora como água. Enquanto que aqueles que usam apenas redes sociais, email e música moderadamente, tem duração maior de bateria, mesmo se os modelos equiparados forem iguais. Já conheci gente que tinha o 920 como eu e a bateria durava bem menos que a minha, ou bem mais e vi o mesmo acontecer com o 925, com o Ativ S, com o 720, rei das baterias…

Retomando, 2000mAh em smartphones desse porte já acho pouco: 3000mAh seria o ideal, mas a maioria dos modelos com essa bateria têm super telas, acima de 5″. Mas o Lumia 920 ganha do 925 em um quesito: ele tem Magnetômetro, utilizado para carregamento sem fio sem necessidade alguma de capa auxiliar. Já o 925, assim como o 720, precisa de uma capa específica para que consiga carregar sem fio. Ponto para o 920!

Nokia-Lumia-920-Wireless-charging-jpg
Via Nokia

CÂMERA 

Esse ponto gera altas discussões. Ambas as câmeras são de 8.7mp traseira com Pureview, o que garante excelentes fotos noturnas, câmera frontal com resolução de 1280 x 960 pixels, foco automático com tecla de captura em dois estágios, lente Carl Zeiss e resolução de vídeo da câmera de 1080p (Full HD, 1920 x 1080).

PUREVIEW
Exemplo Pureview – Via WPCentral
Lumia 920 – Lumia 925 – Lumia 1020 – Via WPCentral
Foto tirada com Lumia 920
Foto tirada com Lumia 920 à luz do dia
Foto tirada com Lumia 925 à luz do dia
Foto tirada com Lumia 925 à luz do dia – Google

 

As diferenças são as seguintes:

Lumia 920: 

  • Tamanho do sensor: 1/8,13 cm
  • Número F/abertura da câmera: f/2.0
  • 5 lentes
  • Distância focal da câmera: 26 mm
  • Tipo de flash da câmera: LED duplo, potência alta, pulsação baixa

Lumia 925: 

  • Tamanho do sensor: 1/7,62 cm
  • Número F/abertura da câmera: f/2.0
  • 6 lentes
  • Distância focal da câmera: 26 mm
  • Tipo de flash da câmera: Flash LED duplo

Na prática, significa que quanto menor a abertura do sensor da câmera, melhor se torna a captação de luz, o que faz a câmera do 925 ser melhor que a câmera do 920, por ter uma lente a mais que ele. Diferença sutil que para os entendedores e amantes de fotografia conta muito na escolha.

920night
Via WPCentral
925night
Via WPCentral

 

 

Topo - Lumia 925, Base - Lumia 920
Topo – Lumia 925, Base – Lumia 920 – WPCentral e PhoneArena

Com as devidas informações, o usuário tem vários fatores pra pesar na sua decisão. A câmera do 925, pelas imagens, perde apenas para o Lumia 1020, porém a do 920 é excelente também. Contudo, a pouca memória interna do 925 e o fato de não possuir carregamento sem fio integrado é uma desvantagem do modelo para algumas pessoas. Mas sua beleza para uns pode compensar essas faltas; para outras pessoas pode ser irrelevante. Novamente, o perfil do usuário irá definir a melhor escolha, além é claro do valor do aparelho no ato da compra pesar bastante na decisão. De maneira geral, ambos saem por menos de mil reais em promoções embora seus valores reais sejam na faixa de R$1200 à R$1500.

Você irá ouvir que o 920 saiu de linha, logo é uma má escolha, contudo, embora sua fabricação tenha terminado, seu suporte permanece e ele tem atualizações garantidas para as futuras versões do Windows Phone. Resumindo: sempre, caro leitor, você irá encontrar quem prefira um em detrimento do outro e essa pessoa tentará com todos os argumentos possíveis lhe convencer de qual é o melhor: mas a decisão final é sua. Boa sorte!

Para especificações completas do Lumia 920 CLIQUE AQUI.

Para especificações completas do Lumia 925 CLIQUE AQUI.

Nota: todas as fotos encontram-se com suas respectivas fontes. Respeito na WEB é fundamental. Espero que tenham gostado do comparativo e aguardo os feedbacks nos comentários.