Não podemos negar: amamos Windows Phone mas ele ainda não está onde pode e deve estar: a distância entre ele e o iPhone e pior ainda, a distância do Windows Phone e do Android é enorme. Porém a Microsoft tem potencial, o Windows Phone pode crescer, ainda mais agora que a versão 8.1 do sistema trouxe tantos aprimoramentos e melhorias, principalmente se levarmos em conta como ele evoluiu do WP7x pra cá.

Lumia_630_close_leak-578-80

Fechar os olhos pra isso é não querer ver algo que está na nossa cara: a culpa de uma possível queda, de uma possível falência do Windows Phone pode ser da Microsoft. Pequenas atitudes fazem toda a diferença na hora de destacar ou não um produto e talvez, note, TALVEZ, com algumas mudanças, o Windows Phone possa crescer mais e ter seu merecido lugar no mercado.

O leitor pode achar esse post pessoal demais, negativo demais, mas pense mais longe. Quem sabe tudo possa mudar se:

1 – ACABAREM AS COMPARAÇÕES COM O IPHONE

Após o surgimento da Cortana, o que mais se vê são comparações e questionamentos sobre qual seja melhor: Siri ou Cortana. Mas ficar enfatizando isso só faz muita gente pensar: ‘”Ok, o Windows Phone existe e está tentando criar uma assistente pessoal melhor que a Siri.” Tais comparações não garantem que de fato o Windows Phone seja visto com os olhos que se deseja, seja adquirido, principalmente pra ser unicamente buscando tirar a prova de qual assistente seja melhor!

cortana-windows-phone-theverge-7_1020

A Microsoft ainda não pode se gabar tanto assim da Cortana, ela é boa? Ótima! Mas ela ainda nem está tão assim perfeita pra tentar desbancar a Siri tão rápido. Claro, a Microsoft tem que confiar no taco dela, mas sensatamente. Talvez deva mudar o enfoque da sua propaganda da Cortana, evitando falar tanto do concorrente, evitando focar tanto em ”eu tenho o mesmo que os concorrentes”. Ela tem que tentar provar seu diferencial sem citar tanto o que o outro sistema tem ou não!

2. RECURSOS E EXPERIÊNCIAS ÚNICAS FOREM DESTACADOS

Nem todo mundo compra um smartphone apenas pelas especificações mas sim pela exclusividade, por ter algo que os outros não têm! Que o diga os donos de iPhone, não? A Microsoft também precisa focar nisso e fazer disso seu lema, tem que mostrar que é unica e atualmente ela já tem munição pra isso: o aplicativo MixRadio, integração com o Office, a linha de aplicativos Here, sua incrível capacidade de transformar o Windows Phone num dos sistemas com melhor integração com redes sociais e compartilhamento.

windows-phone8.1

Contando com as novidades do WP8.1 e a experiência do usuário até mesmo com aplicativos de outros sistemas (até porque atualmente muitas pessoas usam mais de um SO), a Microsoft pode e deve ganhar espaço e saber se aproveitar disso!

3. MAIOR DIVULGAÇÃO DE PRODUTO FOR REALIZADA

O Windows Phone deve aparecer muito mais! Marketing, propaganda Microsoft! Cadê? Tá, apareceu um Lumia no clipe da Katy Perry, em alguns seriados, mas não é suficiente! É preciso propaganda massiva, enfoque nas qualidades, nos diferenciais do sistema.

lumia-1020-marketing-s4-zoom1 Uma imagem vale mais que mil palavras…

É preciso buscar um público alvo e provar a ele porque o Windows Phone é o melhor sistema pra ele. Quem aqui assiste “The Big Bang Theory”? Quem vive aparecendo no seriado? Não é o Windows Phone…

4. O WP FOR DESTACADO COMO A MELHOR OPÇÃO DE BAIXO CUSTO

Não dá pra negar que essa é uma fatia muito importante no mercado, especialmente em países subdesenvolvidos. Aqui no Brasil, por exemplo, vemos muita gente com Windows Phone. Por quê? Pelo preço aliado à um bom hardware! Experimente ter a mesma experiência dada por um 520 com um iPhone? Não vai conseguir um iPhone por R$399 ou menos, e os Android que comprar por esse valor serão Single Core e entupidos de porcarias dos fabricantes que transformarão sua vida num inferno, como Galaxy Y, Galaxy Fame e LG L3. E mais: todo smartphone com WP8 será atualizado para WP8.1, a atualização é garantida! Não precisamos listar aparelhos esquecidos dos concorrentes. Temos o WP7x como nosso legado negativo nesse quesito mas a lista do concorrente é beeeem mais extensa.

Lumia520_620_Amber_update

A questão da qualidade do hardware aliada ao preço e atualização garantida é um trunfo do Windows Phone que precisa ser MUITO aproveitado pela Microsoft e precisa ser bem aproveitado! Com propagandas, com campanhas provando que a melhor opção pro usuário é ter seus aparelhos. Muitos irão me odiar por essa frase mas sabe quem está conseguindo ganhar essa parada atualmente? A Motorola com o Moto G. E a Microsoft vai assistir isso quieta? Se ela FOCAR nesse ponto, vai expandir MUITO a quantidade de Windows Phone no mercado.

5. HAJA MELHOR TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Quantas vezes ao visitar uma loja você ouviu um vendedor falar bem do Windows Phone? Quantos promotores capacitados, treinados pela Microsoft são vistos nas grandes lojas? Em contrapartida, quantos promotores sabem expôr todos os pontos positivos do Android e iOS nessas lojas? Pois é, o leitor já deve ter tido experiências do tipo ou pelo menos conhece quem tenha ido comprar um Windows Phone e tenha voltado com um aparelho do concorrente!

lojas ms

O Windows Phone é uma escolha sólida para o consumidor SIM, ainda mais agora com o WP8.1, quem usa o sistema dificilmente sai dele, a não ser os mais críticos que ainda não conseguem se adaptar ao crescimento gradual e por que não dizer, um pouco lento da plataforma. E a que se deve tudo isso? Profissionais mal treinados, que não acreditam em seus produtos, desleixo da Microsoft e da sua área de Marketing e Gestão de funcionários? A que se deve essa ”má vontade” em fazer o sistema deslanchar? A Microsoft conquistou espaço em PCs, qual a dificuldade em fazer isso nos celulares? Lojas precisam ser melhor abastecidas, funcionários treinados pro combate e propagandas, incentivos, ofertas e promoções para trazer usuários para a plataforma devem ser criadas!

Esses passos podem parecer utópicos para uns, loucura para outros e impossíveis de serem seguidos, mas faz pensar: o que a Microsoft está esperando para abraçar de verdade o Windows Phone?

Via: CiteWorld