Criei uma pesquisa no grupo do WPMania no Facebook, questionando usuários de outras plataformas que também usam Windows Phone a me relatarem experiências com aplicativos que existem nas três lojas: App Store, Google Play e Loja do WP. Coletei informações valiosas e baseada nisso e em meu uso pessoal, surgiu esse post.

windowsphone_app_store_0_1

Antes de mais nada quero que não o tomem como uma reclamação à toa, mas com um post de discussão, que quem sabe possa dar voz ao que muitos usuários sentem quanto à falta ou qualidade de aplicativos para Windows Phone. Será boicote? Será descaso? Não terá a Microsoft crédito suficiente perante os desenvolvedores para que nos sejam disponibilizados aplicativos dignos? Não quero entrar nesse post no mérito dos Jogos, diversos títulos estão sendo lançados dia a dia, a Gameloft por exemplo pode ser aplaudida de pé, ela não se esquece de nós. Mas muitos jogos são ainda desejados pelos usuários como Candy Crush Saga, Pou, Perguntados, e não os temos por qual motivo?! Não quero e não irei me enveredar por esse caminho, quem sabe num próximo post, mas fica a semente plantada…

Voltando ao assunto do post, diversos títulos merecem destaque nesse post e quero deixar registradas algumas considerações pessoais e opiniões que colhi:

O que é aquele aplicativo para o Mercado Livre existente na Loja do WP? Gente! Aquilo é um atalho do navegador, é uma piada? Não consegui ainda decifrar! Os comentários na Loja revelam bem o que muita gente que usa e precisa do aplicativo, sente ao utilizá-lo:

ml windowsphone store

Uma rápida comparada com o aplicativo da AppStore já nos mostra que nem o aplicativo presente na Loja do WP é oficial e muito menos usável: basta olhar as funções que o aplicativo desempenha no iOS, a qualidade visual e a classificação dada pelos usuários.

ml APLICATIVO ios

E por que não citar o exemplo do OLX, que tem aplicativo para Windows Phone que é muito bom por sinal, mas não coloca isso no seu site? Já os questionei por email e não obtive resposta coerente, tudo que disseram é ”temos aplicativo para WP”. Engraçado que meu questionamento foi quanto à divulgação do aplicativo para WP no site oficial deles ao lado da divulgação do aplicativo para Android e iOS.

OLX APLICATIVO

Bom Negócio? Não tem para Windows Phone. Mas por quê o descaso? Somos usuários em potencial, especialmente no Brasil. Cadê a boa vontade dos desenvolvedores?

E já que estamos nesse barco, por que não citar a falta de aplicativos oficiais para Youtube, Gmail, Google+ e outros serviços Google? Ué, porque pra iOS tem aplicativos e pra gente, não? É boicote como muita gente diz? É briga com a Microsoft? É revoltante, isso é! E quando a Microsoft faz um aplicativo melhor que o deles, é obrigada a retirar da loja…

youtube-para-windows-phone-8

Vamos à algumas considerações discutidas por usuários no grupo do Facebook:

  • O Skype é melhor nas outras plataformas e o Office também não fica atrás. Como assim Microsoft?
  • Não temos aplicativos de TODOS os bancos, como a Caixa Econômica Federal e alguns que temos devem em qualidade para os de outras plataformas, como o do Santander, e o do Banco Itaú não possui Token. Até pouco tempo o do Bradesco pedia agência e conta toda vez que fosse preciso usar o aplicativo, por sorte isso foi mudado na mais recente atualização;
  • Nosso Instagram é eternamente Beta, sem diversas funções do aplicativo para outras plataformas, tá na cara que foi criado às pressas para calar a boca dos usuários;
  • Não temos o Tinder, Não temos Flickr oficial atualizado, não temos um aplicativo Endomondo decente, na versão do Android há a possibilidade de instalar o SVOX + Voz em PT-BR e utilizar as informações em português, já no Windows Phone, apesar de existir comando de voz em português, o Endomondo não funciona nesse idioma. No Android existe a opção de criar treinos personalizados também, entre outras funções e configurações, o que não acontece na nossa plataforma;
  • Quando o aplicativo Waze foi lançado, foi uma alegria só. Mas a decepção veio logo, fom 0 informados de que não teremos mais atualizações e ele não funciona tão bem como nas outras plataformas;
  • Atualização para o aplicativo TuneIn é lenda, para o Antutu Benchmark também e agora se eu fosse citar quantos outros estão precisando de uma, daria um post de mais de 3 páginas;
  • O aplicativo Spotify no Windows Phone pedia conta premium para realizar login até ontem, algo inexistente nas outras plataformas, o aplicativo oficial do Netflix não deixa o usuário trocar de perfil, o ICQ do Windows Phone é incompleto se comparado à outras plataformas, bem como o Foursquare, não temos o aplicativo Retrica, nem o Secret (e talvez nem tenhamos se continuar esse mimimi todo com o aplicativo…)

Como outros veículos de informação tratam o Windows Phone? O ignoram muitas vezes. Querem um exemplo? Vejam essa notícia que li hoje no Bing Notícias, reparem nos detalhes nos prints:

INFOMONEY MATERIA WP

Alguém pode explicar por que raios a matéria diz que há SKYPE (da Microsoft!!!) para iOS e Android mas não cita Windows Phone? Aliás, também temos Evernote! E o Waze também, porém a matéria cita apenas os concorrentes. A gente culpa quem, o estagiário que escreveu a matéria?

E os aplicativos genéricos? 

Quebram um galho! Mas não dá pra baseado nisso cair na conformidade. Há pessoas como eu que não gostam e não usam aplicativos não oficiais e não se contentam com ele. Não há por exemplo instalado no meu 920 um aplicativo sequer do Rudy, não instalo. No entanto eles nos fazem pensar: como pode um desenvolvedor ”amador” fazer um aplicativo melhor que o oficial? Como pode ele captar melhor as necessidades do usuário do que quem deveria, no caso, os desenvolvedores oficiais e eles vendo isso, ficarem inertes?

aplicativos rudy

A lista de aplicativos ineficientes não é pequena, tampouco a lista de faltantes. Não precisamos de uma plataforma com milhões de aplicativos mas ao menos com os essenciais funcionando como deveriam! É humilhante como usuário passar por essas experiências. Será que a Microsoft pode mudar isso? Será que falta incentivo aos desenvolvedores? Até quando vamos ficar tão atrasados nesse quesito? Não tem coisa pior do que ver o usuário do Android ou iOS com um aplicativo super legal e não poder ter, ver nas propagandas as frases ”Disponível na PlayStore – Disponível na AppStore”. E na Loja do Windows Phone? Nada.  Ter aplicativos feitos porcamente para a nossa plataforma também não ajudam muito, espantam usuários! Até hoje se fala por aí que não existe Whatsapp para Windows Phone por causa da retirada dele da Loja! A desinformação quanto ao Windows Phone já é um fato, quando acontecem esses incidentes e tudo fica por isso mesmo, fica feio para o sistema. E não, NÃO ADIANTA se gabar de ter mais de 150 mil aplicativos na Loja. Isso não quer dizer muita coisa.

Não quero com um post assim tentar desmotivar os usuários, reclamar por reclamar, e espero não ter falado nenhuma besteira já que esse post foi baseado em feedback de usuários, mas procuro deixar um alerta: dêem feedback nos aplicativos que não estão bons, reclamem, peçam aos desenvolvedores dos aplicativos faltantes uma satisfação sobre disponibilidade dos aplicativos, questionem! Quem sabe possamos ser ouvidos?