Uma das grandes tarefas no mundo mobile hoje em dia é fazer com que os aparelhos que rodem seu sistema estejam atualizados. Esse processo é problemático no Android e excepcional no iOS. No Android a cada versão do sistema vários aparelhos ficam desatualizados, e no iOS a média de aparelhos atualizados só aumenta. É claro que a Microsoft também precisa manter seus usuários atualizados e de acordo com a AdDuplex isso esta acontecendo. Vale lembrar que a liberação do Windows Phone 8.1 é feita em lotes e por isso demora mais para estar presente na maior parte dos aparelhos.

adduplex_august_stats

Os dados disponibilizados pela AdDuplex não refletem exatamente a atual situação do Windows Phone, mas já serve para ter uma base interessante. A AdDuplex usa dados coletados por aparelhos que usam a sua SDK para fazer os seus gráficos e por isso os dados não são exatamente reais. Vale lembrar que os dados são reais para os 4496 aparelhos usados na pesquisa, mas que em uma escala global os números devem ser próximos. Dentre os 4496 aparelhos 24,4% deles já estavam rodando a ultima versão do Windows Phone. O número já ultrapassa os usuários do Windows Phoone 7.x porém ainda não chega a metade do número de pessoas com o Windows Phone 8.

windows-81-worldwide

Além desta informação a AdDuplex divulgou a porcentagem dos aparelhos e o Lumia 520 continua sendo de longe o Windows Phone mais usado. Com 30,2% o aparelho esta bem distante do Lumia 625 que esta em segundo lugar. Uma boa notícia é que o Lumia 630 já possuí 3,5% e vem crescendo cada vez mais! Além destes aparelhos foram encontrados alguns não identificados que podem ser as versões AT & T e T-Mobile do HTC One (M8) para Windows, um “Nokia RM-1090/1091” detectados na China e Taiwan, com um resolução de tela de 960×540 e um “w510l BLU” visto na China e os EUA.

E você leitor, o que pensa sobre esses dados recentes?

Via: WPC e AdDuplex