O evento Mobile Pwn10wn 2014 organizado pela Hewlett-Packard Zero Day Initiative e patrocinado pelo Google e pela BlackBerry estava sendo realizado em Tóquio e se trata de um evento onde vários harckers têm como objetivo tentar superar a segurança de diversos dispositivos móveis. O evento acabou e o resultado é animador para usuários do Windows Phone: ele se mostrou o sistema mais seguro ante o iOS e o Android.

Lumia 1520

Os aparelhos postos a testes foram o Fire Phone, iPad Mini, iPhone 5s, BlackBerry Z30, Nexus 7 e Nexus 5, Galaxy S5 e Lumia 1520. Partindo da premissa de que ”se um dispositivo executa um software, ele pode ser hackedo, independente do que dizem os fabricantes”, os hackers colocaram à prova a segurança dos aparelhos, o que resultou no título final de campeão ao Windows Phone.

Os hackers tentaram utilizar um ”exploit” no navegador Internet Explorer porém não obtiveram sucesso ao tentar atacar a segurança do sistema, o que mostra que de vulnerável à ataques o IE não tem nada. O máximo que se conseguiu no Lumia 1520 foi ter acesso à base de dados dos Cookies do navegador, mas felizmente dados importantes não foram hackeados.. No iPhone 5s, o primeiro smartphone a ser atacado, foi possível atravessar proteções do Safari e tomar o controle do dispositivo. O Galaxy S5 também não obteve êxito nos testes com a funcionalidade NFC e o Nexus 5 teve sua segurança derrubada através de um emparelhamento via Bluetooth.

Resumindo, o Windows Phone foi a única plataforma comprovadamente segura! Realmente, a Microsoft está bem focada na segurança do seu sistema operacional móvel. O que acha disso, caro leitor?

Via: WinPhoneMetro