Você já deve ter ouvido falar que o Windows Phone é um sistema seguro frente aos concorrentes. E isso não é algo dito por fanboys, ou da boca pra fora! De fato, extrair dados de um Windows Phone é algo mais complicado do que se comparado à extrair dados de um iOS ou Android! E há provas irrefutáveis disso…

Windows Phone 8.1

Recentemente foi publicado na internet um vídeo da empresa de segurança Magnet Forensics mostrando como recuperar fotos, mensagens e emails para investigações criminais. O aplicativo utilizado é baseado em JTAG e é compatível com os três SOs mais usados atualmente em smartphones, porém enquanto no Android e no iOS a extração de informações levou poucos minutos, o Windows Phone rendeu horas de trabalho duro e pior, trabalho manual na extração de dados e informações do usuário. E há mais: segundo a empresa supracitada, aplicações como XRY, MPE+ e Cellebrite não funcionam no Windows Phone! Há uma alternativa para diminuir essa dificuldade: retirar os chips do dispositivo e ler as informações manualmente, algo que torna mais longo ainda e maçante o processo. Ficou curioso? Assista ao vídeo abaixo e tenha mais detalhes do procedimento:

É bom sabermos que nossos sistema é seguro, não?! Uma questão que deixo no ar é a segurança do dispositivo quando ocorre perda ou roubo, ou mesmo sua localização. Taí algo que poderia ser aprimorado e ter a mesma eficácia que a segurança interna do sistema.

Via: Olhar Digital