Quem passou o Natal querendo jogar com os amigos distantes pelo Xbox One ou pelo o PlayStation 4 pode ter se decepcionado. Tanto a Xbox Live, quanto a PlayStation Network (serviço online do console da Microsoft e da Sony) sofreram instabilidades durante o Natal.

Xbox One - Xbox Live

De acordo com o The Verge, tudo começou quando um grupo de crackers (crackers são hackers que usam o conhecimento para o mal), que se identificam como Lizard Plantel, prometeram derrubar o serviço on-line de ambos os consoles. Quando vários usuários mundo afora começaram  a relatar que os serviços estavam off-line, o grupo começou a se identificar como o responsável pelas instabilidades, tanto na PSN quanto na Live.

A Microsoft e a Sony confirmaram via Twitter que tanto a Live quanto a PSN realmente ficaram indisponíveis para muitos usuários, porém nenhuma das duas empresas afirmaram qual seria o motivo de tais problemas.

Ainda não está claro o quanto o envolvimento do grupo de crackers pesou para os problemas, até agora muitas pessoas ainda não estão conseguindo jogar on-line, ou tampouco conseguindo fazer o login em suas contas. Fiz a verificação no meu Xbox One e realmente o serviço, pelo menos no meu console, continua off-line.

O grupo Lizard Plantel afirma que os serviços ainda estão sofrendo as consequências do ataque, mas é possível que a Live e a PSN ficaram sobrecarregadas pelo alto número de vendas durantes as últimas semanas. Agora temos que esperar para ver qual foi o real motivo das quedas, a Microsoft e a Sony deverão se pronunciar em breve.

Com informações: The Verge.