A versão de testes do Windows 10 para smartphones finalmente foi liberada hoje, mas o que poucos esperavam é o fato dos aparelhos top de linha ainda não poderem atualizar para o Windows 10! O Lumia 930, Lumia 1520 ou Lumia Icon tem que aguardar a boa vontade da Microsoft. No momento, apenas seis smartphones da linha Lumia pode executar o primeiro preview público do Windows 10 para smartphones (Os Lumias: 630, 635, 636, 638, 730 e 830).

Windows-10_Product-Family

Para acalmar os ânimos dos usuários a Microsoft se pronunciou sobre o assunto. Aul declarou:

“A maioria dos smartphones Lumia, desde o mais avançado para o mais acessível, pode ser atualizado para o Windows 10. Dito isto, para esta versão technical preview, precisamos começar com um pequeno subconjunto de dispositivos, a fim de isolar problemas de hardware ou de software para que possamos estabilizar a plataforma. Esta é uma parte normal do processo de engenharia, mas você ainda não teria visto no passado, porque nós não fizemos uma versão pública antes, pois aquelas Builds que eram liberadas eram apenas para as pessoas da Microsoft.”

Mas por que os smartphones com melhores especificações de hardware não podem executar o Windows 10 para smartphones neste momento? Aul diz:

“Nós temos um recurso que em breve será chamada de “partition stitching”, que nos permitirá ajustar a partição do sistema dinamicamente para criar um espaço para o processo de instalação ser capaz de atualizar o sistema operacional. Para podermos liberar o sistema precisávamos de aparelhos que foram configurados pelas operadoras com as partições suficientes para permitir a instalação do sistema. Muitos aparelhos top de linha têm partições bem apertadas para o sistema (Oi?). Observe que isso não significa que o Windows 10 irá ocupar mais espaço no sistema (em relação ao Windows 8.1); isso é apenas uma função no processo de atualização neste momento. Depois que o recurso de partição for concluída muitos outros aparelhos serão suportados.

O mais interessante é que Joe usou um Lumia 1520 para fazer a apresentação das novidades do Windows 10, entretanto ainda não é possível atualizar o aparelho. Sabemos que é frustrante ter um aparelho top de linha e não poder utilizar o Windows 10 neste momento, mas infelizmente não podemos fazer nada, só nos resta esperar.

Fonte: Windows Blog. |Via: Windows Central.