Depois de algum tempo aguardando ansiosos a liberação do Preview do Windows 10 para smartphones, recentemente a Microsoft liberou o update, mesmo que seja apenas para 6 modelos. Dentre algumas novidades do Windows 10, temos o novo navegador Spartan, que segundo a própria Microsoft irá substituir o Internet Explorer nos smartphones em um futuro próximo.

Sabemos que o atual IE do Windows 10 para smartphones e desktop, usa o motor de renderização mais recente do Spartan. A Microsoft falou um pouco sobre o Spartan:

Estamos animado para trazer este novo motor de renderização para smartphones pela primeira vez com o Windows 10 Technical Preview.

Na versão Preview, o novo motor de renderização está hospedado no Internet Explorer. O Projeto Spartan, alimentado por um novo motor, vai substituir o Internet Explorer nos smartphones em um futuro update.

E para testar esse novo recurso e por a prova o novo motor de renderização do Spartan, foi realizado um teste de HTML5 em um Lumia 730, e se obteve melhores resultados do que a versão atual do Internet Explorer. Na imagem abaixo, os dados marcam 360, enquanto a pontuação anterior variava entre 344-346.

wp_ss_20150214_0002

Podemos ver que o desempenho do Internet Explorer no Windows 10 é um pouco superior a versão atual do IE no Windows Phone 8.1, porém, o Spartan ainda é um projeto que está sendo desenvolvido, por isso, esses números podem melhorar ainda mais.

 

Via: Nokiapoweruser