Os dados do NVD (National Vulnerability Database) são precisos quando se trata de relatar as vulnerabilidades de segurança em softwares. Uma pesquisa realizada com informações de 2014 mostra quais os Sistemas Operacionais mais vulneráveis no período e talvez você possa se surpreender mas o Windows não é o primeiro SO da lista.

SO Vulnerável MAC OS Windows Linux

AMEAÇAS

As ameaças maiores são trazidas ao SO por aplicativos de terceiros, atingindo a marca de cerca de 80% das ameaças reportadas. O sistema operacional é responsável por cerca de 13% de vulnerabilidade e dispositivos externos com pen drives e HDs chegam a cerca de 4% e os números sobem ano a ano no ranking.

O Sistema Operacional mais vulnerável é o Apple MAC OS X, seguido pelo Apple iOS e depois pelo Linux Kernel. O Windows 7 aparece em 5º lugar e o Windows 8.1 em 8º lugar.

SO VULNERAVEL

Os navegadores de internet em especial são uma grande ameaça para o sistema operacional, apresentando um crescente nível de vulnerabilidade mesmo que aparentemente as tentativas de proteger o sistema se atualizem: a cada dia mais de 19 mil vulnerabilidades são analisadas pela NVD e nem sempre se consegue acompanhar esse ritmo. Em 2013, o Internet Explorer foi o navegador mais vulnerável, de 2010 a 2011 o posto ficou com o Google Chrome e de 2009 a 2012 o navegador mais vulnerável era o Mozilla Firefox. Em 2014 o mais vulnerável foi o Internet Explorer, seguido pelo Google Chrome e depois pelo Mozilla Firefox, tornando os três as aplicações de terceiros mais perigosas para o sistema operacional.

Navegadores Vulnerabilidade

Para manter o sistema seguro, recomenda-se softwares originais e espera-se que sejam analisados periodicamente os seguintes itens na máquina:

  • Sistema Operacional (Windows, Linux, OS X)
  • Navegadores de Internet
  • Java
  • Produtos gratuitos da Adobe (Flash Player, Adobe Reader e etc)

O que achou do ranking, caro leitor?

Via: GFI Blog