Ah a Cortana! Tido por muitos como trunfo do Windows Phone e agora do Windows 10 para PCs e a queridinha dos usuários da plataforma da Microsoft está cercada de rumores que indicam seu lançamento em forma de aplicativo para o iOS e o Android.

cortana

A explicação:

A Microsoft está trabalhando em um projeto chamado Einstein, que busca criar uma inteligência artificial superior à Siri do iOS. Não é de hoje que as empresas buscam competir entre si com suas assistentes pessoais: há o Google Now do Android, a Siri e até mesmo a assistente pessoal dos smartphones Galaxy da Samsung, o S Voice. Mas a Microsoft pretende elevar a Cortana a um nível mais alto de eficiência e não apenas mantê-la na família Windows, mesmo que seja como um aplicativo instalável e não atrelada ao sistema como ocorre atualmente em seus smartphones e na Technical Preview do Windows 10 para PCs. O motivo: expandir seus serviços como fez com o Office e chamar a atenção das pessoas para seus próprios produtos.

Que fique registrado, não há informação oficial de que a Cortana propriamente dita vá para os outros sistemas: pode ser que o assistente pessoal tenha um outro nome. Porém mantenha muitas funções da própria Cortana como ler e entender emails, gerenciar o dispositivo e praticamente ”conversar” com o usuário. Em busca de informações sobre a migração da Cortana para outros sistemas, Eric Horvitz, diretor de operações da Microsoft Research declinou em falar sobre o projeto em uma entrevista em Washington.

Portanto, talvez não precisemos nos revoltar. Por agora. Nunca se sabe o que a Microsft planeja nas suas tentativas de forçar usuários de outros sistemas a virem para a família Windows.

Fonte: Routers