Quando se trata de aplicativos, não podemos fechar nossos olhos: há uma lacuna no Windows Phone no que diz respeito à número de aplicativos oficiais que já existem no Android mas ainda não dão sinal de chegar tão cedo para o SO. Mais do que o número de aplicativos, a qualidade da maioria é decepcionante e o descaso maior ainda, vejamos o caso do Instagram que está até hoje em versão Beta e não recebe atualização em um ano! Mas segundo o site Neowin, a Microsoft não abandonou o desenvolvimento que permita que aplicativos Android rodem no Windows Phone.

Aplicativos Android Windows Phone

Calma!

Tudo porém não passa de um plano B: caso os aplicativos universais não dêem certo, a Microsoft quer ter um carta na manga. Mas nem tudo é tão fácil quanto parece já que há uma grande barreira a ser quebrada: a barreira legal, que será usada pelo Google na primeira oportunidade. Já que a Microsoft não abre mão de suas patentes do Android, não será nada fácil o Google aceitar numa boa ver os aplicativos migrados para a plataforma da concorrente principalmente se for de forma integral, sem modificação alguma, sem contar que emular aplicativos, mesmo open-source é algo cercado de muitos empecilhos e de questões legais.

Se há um lado bom para se imaginar aplicativos Android no Windows Phone, há também o lado ruim que não pode ser ignorado: focar em emular aplicativos do concorrente é atestar seu próprio fracasso. Se a Microsoft não mostrar que acredita nos seus próprios modelos de aplicativos, que dirá os desenvolvedores? Se ela não botar fé nos aplicativos universais, como cobrar isso dos desenvolvedores e mais, como cobrar lealdade dos usuários? Como foi dito, que tudo não passe de um plano B, ou melhor, um rumor! Assim espera quem acredita na Microsoft.

Via: Neowin