O assunto não é tão novo: em dezembro de 2014 noticiamos no Windows Mania que a Microsoft pretendia implantar o conceito MixView UI ou de ”tiles vivas” ao Windows 10. Eis que um documento da Microsoft surge através do site WindowsBlogItalia e mostra que a funcionalidade talvez não esteja de todo esquecida ou abandonada.

Mixview-UI-no-Zune
MixView no Zune

No documento, há detalhes de funcionamento das tiles, funcionamento que lembra muito o já existente no Zune: há uma tile principal e ao redor dela surgem tiles de diferentes tamanhos com informações acerca do aplicativo ou função selecionada. Tal interação 3D traz novas funcões e torna o sistema mais dinâmico.

MixView

O curioso é que a função está ”escondida” na SDK do Windows Phone 8.1 mas apenas alguns desenvolvedores têm acesso à ela. Tais desenvolvedores podem definir quais aplicativos terão a função, também chamada em alguns site de Flyout Tile, qual o tamanho das fontes, quais informações serão exibidas e etc. No documento há informações de uma tile central de tamanho médio cercada de outras tiles de diferentes tamanhos, com combinação de textos e imagens. O site Windows Central postou uma imagem de como poderia ser na prática o conceito.

flyout-tiles-mclaren-wm

Para quem não se lembra, havia rumores de que a função chegaria na GDR2. Agora os rumores indicam que a função pode chegar na versão final do Windows 10. Mas infelizmente, são apenas rumores, já que a Microsoft não se pronuncia sobre o assunto.

Via: Windows Central