Já teve problemas ao colocar seu aparelho para carregar e nada acontecer? Pois bem, e você resolveu correr e comprar outro carregador, ou retirar a bateria do aparelho e tentar carrega-lá a parte. Isso acontece com diversas pessoas independente de marca do aparelho, portanto resolvi juntar e compartilhar algumas informações que podem lhe ajudar neste momento desesperador. A leitora Mariana Souza nos contatou por Facebook pedindo ajuda e dicas.

Dicas carregar celular carregador 1

Problema

Carregador plugado na tomada e no dispositivo, e nenhuma resposta do aparelho sobre o carregamento, aparelho mostrando sinais de interrupções frequentes quando conectado, ou bateria carregando lentamente – quando utilizado aparelho na tomada. Muitas pessoas já passaram por este problema, talvez até você! Como falamos anteriormente esta matéria tem o intuito de ajudar a Mariana Souza e os próximos usuários a “driblar” este problema. Separamos algumas dicas para você reparar este problema.

Porta USB do dispositivo

Segundo fonte este procedimento soluciona 9 em cada 10 vezes que o problema ocorre. É apenas um reparo no hardware do aparelho, a superfície metálica no interior da porta USB e o carregador não estão se conectando para efetuar a recarga com eficiência, isso pode ocorrer devido a constantes conectar e desconectar do cabo de carregamento. Para realizar este procedimento você precisa desligar o aparelho, remover a bateria (se o aparelho permitir), e usar um pequeno objeto – por exemplo palito – para “alavancar” a pequena “barra” dentro da porta USB do seu dispositivo, é necessário o máximo de delicadeza e cuidado, após isto recoloque a bateria no aparelho e ligue novamente.

Dicas carregar celular carregador 2

Cabo gasto

Se o passo anterior não solucionar seu problema, você pode estar com cabo de carregamento gasto. No dia-a-dia enrolamos, torcemos e guardamos o cabo de forma “firme” dentro de bolsas e mochilas, isso causa um desgasto no cabo. Antes de comprar um novo carregador, experimente testar um outro cabo em seu aparelho. Verifique também se o seu cabo de carregamento funciona em outro aparelho.

Limpeza

Por todo canto, onde quer que você vá sempre haverá sujeira e isso pode ser um dos problemas que impedem o carregamento do seu dispositivo, estas sujeiras podem facilmente entrar em todos os tipos de cantos de um smartphone, certifique-se que não há nenhuma obstrução dentro da porta microUSB e no cabo de carregamento. O site AndroidPit (fonte utilizada para estas dicas) pediu para que tome cuidado ao carregar seu aparelho próximo de água ou condições quentes ou úmidas. Outra dica muito importante é não deixar o seu aparelho carregando durante a noite, a bateria precisa de 2-3 horas para carga completa.

Substituição da bateria

Se o seu aparelho permite a remoção da tampa traseira, verifique se a mesma não esta com alguma deformação, vazamento, ou qualquer outro problema. Se encontrar algo “estranho” remova-a e limpe a área com cuidado. Se o aparelho não permite a remoção da tampa traseira, coloque-o sobre a mesa e busque por “elevações” em seu design, não confunda o design do aparelho com deformação da bateria. Se houver um dos defeitos acima substitua a bateria por uma original do fabricante, o ciclo de vida da bateria dura em média dois anos, dependendo da carga e descarga.

Antes de realizar alguns destes passos em seu aparelho ou cabo de carregamento, é recomendável verificar se o seu aparelho se encontra no período de garantia da fabricante. Esperamos ter ajudado ao compartilhar esta matéria com vocês, e claro ajudar nossa leitora Mariana Souza.

Se você já teve smartphone com problema para carregar deixe seu comentário e sua “solução” para “driblar” este problema.

Obs.: Não reparem na sujeira e arranhôes encontrados em meu carregador (fotos) rsrs.

Fonte: AndroidPit