Mesmo em meio a enxurrada de notícias sobre o Windows 10, tanto para computadores quanto para smartphones, o sistema que está disponível oficialmente e que roda na maioria dos smartphones com Windows ainda é o Windows Phone 8.1. A Microsoft está sempre se desempenhando para trazer uma boa experiência nas suas plataformas, e um coisa que não poder faltar é a segurança.

Afinal, hoje em dia, armazenamos diversas informações pessoais nos servidores das grandes empresas, tanto nas redes sociais como em bancos ou nas lojas dos sistemas móveis, para podermos realizar compras de aplicativos. E segurança é uma prioridade, e a Microsoft leva isso a sério, por isso a empresa irá oferecer as fabricantes de smartphones que rodam o Windows Phone uma função anti-roubo, que até então só poderá ser usada com a GDR2.

windows phone 8.1 update 2 gdr2

Chamado de modo “Anti-Reset”, quando ativado, não vai permitir que pessoas mal intencionadas acessem seu smartphone, mesmo se ela tentar realizar um hard reset ou aplicar uma nova ROM.

O recurso foi descrito pela Microsoft em um post em seu site voltado para o desenvolvimento de OEM, onde diz:

Função Anti-Reset – O dispositivo roubado não pode ser utilizado, redefinido ou aplicado um hard reset, e só poderá ser desbloqueado após inserir as credenciais da conta da Microsoft que estão associados ao dispositivo. Se a proteção Anti-Reset é ativada, o dispositivo roubado não pode ser atualizado para uma versão anterior do sistema operacional que não possui apoio a nova função

Além disso, se o proprietário do smartphone conseguir recuperar o aparelho e ter esquecido a senha da sua conta, ele poderá solicitar a fabricante do dispositivo que solicite uma chave de desbloqueio a Microsoft. Porém como podemos ver, essa nova função deve ser ativado pelas fabricantes que produzem aparelhos com Windows Phone, e além disso, o Windows Phone 8.1 GDR2 só está presente no Lumia 640 e 640 XL, e até então não há nenhuma informação de quando será liberada a outros modelos.

Via: WindowsCentral