Vírus, germes, bactérias e doenças transmissíveis estão em todo lugar, no ar, na água e claro, na tela dos nossos smartphones! Diariamente não só nossos aparelhos bem como qualquer dispositivo com tela touch é infectado e esses agentes se disseminam sem qualquer controle! Uma das formas de desinfecção se dá pela luz ultravioleta, cuja patente foi adquira pela Microsoft. Será que teremos no futuro lumias que se desinfetam automaticamente? Não duvidem, pode acontecer!

Luz Ultravioleta Microsoft

COMO FUNCIONA A DESINFECÇÃO?

A luz ultravioleta germicida vem sendo utilizada com segurança em hospitais, clínicas, laboratórios e nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas, de laticínios e outras há mais de cinquenta anos. Sabe-se que os maiores grupos infecciosos são o dos vírus, bactérias, fungos, algas e protozoários. Para entender o processo, pensemos numa célula básica de bactéria: na parede da célula, na membrana citoplasmática e no ácido nucléico.

O alvo principal da desinfecção por luz ultravioleta é o material genético, ou seja, o ácido nucléico. Os agentes infecciosos são destruídos por ultravioleta quando a luz penetra através da célula e é absorvida pelo ácido nucléico. A absorção da luz ultravioleta pelo ácido nucléico provoca um rearranjo da informação genética, que interfere com a capacidade de reprodução da célula. Os microorganismos são, portanto, inativados pela luz UV como resultado de um dano fotoquímico ao ácido nucléico.

A Microsoft pretende criar um tipo de película que fique ou sobre o touch ou mesmo inserida nele e que absorva tal luz, acabando assim por ”matar” qualquer agente infeccioso. O contato diário com nossos dedos poderá infectar nossos aparelhos, mas tais ameaças serão instantaneamente aniquiladas pela tecnologia. Não podemos descreditar a Microsoft, a ideia é incrível! Já imaginou novos tablets e lumias com tal tecnologia? Nossa saúde vai agradecer! Esperamos porém que nossos bolsos não sofram tanto: não deve ser nada barata tamanha tecnologia, não?

Via: WMPoweruser