A Microsoft já a algum tempo, trabalha na construção do seu novo navegador, o Spartan. Navegador do qual tentará apagar de vez toda a má reputação que o Internet Explorer teve nos últimos anos, principalmente como um browser lento. O Spartan já está disponível nas versões Preview para PCs e smartphones, podendo ser utilizado, claro, como se trata de versões Preview bugs e erros ocorrem durante a utilização do mesmo.

Microsoft-Spartan

Certamente o sucessor do Internet Explorer, foi uma novidade bem aceita pelos usuários, e apesar de ainda está em uma versão de testes, o navegador se aperfeiçoa a cada update e promete trazer uma boa usabilidade para quem usa. E a proposta da Microsoft é deixá-lo tão bom ao ponto de poder bater de frente com seu maior concorrente, o Google Chrome.

E em recente análise, testes no Octane 2.o, serviço desenvolvido pela própria Google, revelaram que o Spartan é mais rápido que o  Chrome no Windows 10. O teste é realizado para medir principalmente o desempenho do motor de JavaScript, e o resultado foi bastante a favor da Microsoft, tendo o Spartan com 32 mil pontos e o Chrome com 30 mil. O Firefox conseguiu 27 mil pontos e o atual navegador da gigante de Redmond o Internet Explorer 11 no Windows 8.1 apenas 17 mil pontos.

Spartan no Windows 10 Preview para Smartphones
Spartan no Windows 10 Preview para Smartphones

Já em testes HTML 5, o Spartan mesmo em uma versão não completa, obteve maior desempenho que o IE, com um total de 400 pontos contra 336. Porém, nesse quesito o vencedor foi o Chrome, batendo 535 pontos.

Contudo, podemos notar que mesmo o Spartan ainda não sendo um navegador oficial e o mesmo estando em uma versão Preview, a Microsoft realmente pretende revolucioná-lo, e assim, conseguir novos usuários e deixar de lado a má impressão que o Internet Explorer trouxe. Claro que até a liberação oficial do Windows 10, muitas correções ainda serão aplicadas, fazendo com que o desempenho tanto do navegador quanto do sistema só aumente.

Via: NeoWin