OK, vocês já viram isto sendo publicado várias e várias vezes, mas desta vez é provável que seja a última. Isto porque você não deve ver mais nenhum rumor, e sim a confirmação: O Windows 10 irá rodar aplicativos Android.

Paul Thurrott publicou em seu site um artigo falando sobre os aplicativos Android nos dispositivos com Windows 10. Esta possibilidade é eminente e até Rudy Huyn já lamentou em seu twitter (veja aqui). Paul diz:

“A Microsoft provavelmente irá anunciar que o Windows 10 rodará aplicativos android em seus PCs, tablets ou smartphones. Isto faz sentido, já que a conferencia para desenvolvedores será esta semana. Mas isto é o oposto do que eu queria.”

android

Paul ainda diz que apesar de parecer uma boa ideia os aplicativos Android no Windows Phone, isto provavelmente será um “tiro no pé” já que a Microsoft vinha investindo na ideia de aplicativos universais:

“Quando a Microsoft falou de aplicativos universais, nós imaginamos os verdadeiros aplicativos universais funcionando até em outras plataformas. Isto foi criando sentido quando o Visual Studio recebeu suporte ao Android. Fazer com que os aplicativos universais funcionem no Android faria com que os desenvolvedores se interessassem nos aplicativos universais, mas abrindo o Windows para o Android será exatamente o oposto.”

Ele ainda diz que pode parecer uma boa ideia para nós, clientes, mas que isto a longo prazo pode ser ruim:

“Pode parecer uma boa ideia o usuário poder baixar todos os aplicativos que faltam em seu smartphone ou tablet, mas futuramente quando ele for mudar de aparelho, não haverá motivo para ele continuar no Windows Phone. Ele já utiliza aplicativos Android, então porque não mudar de plataforma?”

A Build 2015 começa amanhã às 12:30 e nela devemos saber mais sobre isto. Você acredita que o Windows rodará aplicativos Android? O que você pensa sobre isto?

Fonte: Win Beta e thurrott

[Atualização x1]

Segundo o The Verge a Microsoft anunciará uma ferramenta capaz de converter um aplicativo Android em um aplicativo universal para o Windows 10. Neste caso, a informação de Tom Warren vai de encontro com a informação acima, que diz que o Windows 10 iria emular os aplicativos. Por enquanto devemos aguardar a BUILD onde teremos mais informações sobre isto.

Via: The Verge