Quando a internet toda polemizou com o rumor de que aplicativos do Android e do iOS rodariam no Windows Phone e no Windows, muitos usuários ficaram revoltados, questionando qual seria então a finalidade de ter um sistema que use aplicativos de outras plataformas, o que seria dos aplicativos universais e tantas outras questões. Coube à Microsoft na Build 2015 sanar muitas dúvidas relacionadas à essa questão. Confira os detalhes!

SDKs Web .Net & Win32 Android Java C++ iOS Objective C

Novas SDKs

Há muito tempo a Microsoft busca facilitar a vida dos desenvolvedores e agora ela traz quatro novas SDKs que facilitarão suas vidas e poderão deixar os usuários Windows muito mais felizes: são elas as SDKs Websites, .NET and Win32, Android Java/C++ e iOS Objective C. O desenvolvimento de tais ferramentas levou anos e sua chegada vai facilitar e muito a migração dos aplicativos das outras plataformas para o Windows. De fato, o jogo Candy Crush Saga foi trazido para o Windows usando-as e o jogo só precisou de pequenas modificações em seu código depois de ser portado e vejam só, ele tem 4.5 estrelas na sua classificação, o que comprova que a qualidade dos aplicativos não será perdida quando os desenvolvedores realizarem a portabilidade e os transformarem em aplicativos universais.

Se os desenvolvedores de fato derem atenção às novas ferramentas liberadas pela Microsoft, será uma questão de tempo para que a Loja do Windows fique recheada de novos e importantes aplicativos e será um bom negócio para todos os lados. Só falta à eles se convencerem disso.

Via: Neowin

37 COMENTÁRIOS

  1. “Quando a Microsoft anunciou que aplicativos do Android e do iOS rodariam
    no Windows Phone e no Windows, muitos usuários ficaram revoltados” como alguém poderia ficar revoltado? Isso foi anunciado OFICIALMENTE hoje e foi explicado direitinho como vai funcionar.

  2. Muito bom que isso aconteça, afinal muitos usuários tem abandonado os windows phone justamente por falta de aplicativos importantes que são lançados sempre em primeira mão para aparelhos com android e iOS. Estou feliz com meu Windows, a única decepção foi meu 925 ter caído, trincado a tela e na assistência me dizerem que custa “apenas R$ 700,00” para consertar. #Socorro!

  3. Vejo o evento de hoje com bons olhos. Microsoft realmente trouxe ótimas ferramentas e diferenciais pra plataforma… E é agora que eu não largo o Windows mesmo

  4. Muito boa notícia, vim de um Galaxy S3 e quase troquei meu Lumia 930 recém adquirido devido a falta de desenvolvedores e atualizações para aplicativos, mas agora estou super animado com o Windows 10. Creio que foi uma jogada de mestre da Microsoft, não só a possibilidade de portabilidade dos apps, mas tudo que foi apresentado na BUILD hoje, a Microsoft tem tudo para se dar bem no mercado agora. Aguardando ansiosamente o Windows 10!

  5. O que achei mais bacana é que dentro da ferramenta de desenvolvimento de apps universais,
    ele vai tirar todas as vantagens do código pronto do Android e o desenvolvedor ainda pode aproveitar todas as integrações que o Windows possui: Live tiles, Cortana, Xbox Live, sistema de notificação, pagamentos e ainda integrado com todo o sistema de navegação da
    Microsoft.

    Referente ao IOS, foi de tirar o chapéu e nem imaginava, nem nas idéias mais malucas.

    Gostei também da demonstração dos webapps e a possibilidade de criar um app universal para um site com direito a notificações e compras online como se fossem aplicações nativas.

    Hololens nem vale a pena comentar porque é algo extraordinário e a amostra de hoje só demonstrou uma virgula do potencial do dispositivo.

    Estou desde 2010 utilizando exclusivamente WP pois sinto que é a melhor experiência de usuário pra mim e sempre senti que tinha algo que poderia surpreender mas foi só na Build de hoje que senti que as coisas realmente podem mudar de forma efetiva.

    Agora quero ver desculpas esfarrapadas dos desenvolvedores ref. as ferramentas para construção e portabilidade de aplicativos e os consumidores terão oportunidade de ter o melhor dos dois mundos em um único aparelho (seja de baixo/médio/alto custo) com um sistema operacional mais estável, fluido e seguro como cereja do bolo.

    A Build de hoje foi histórica em todos os sentidos.

  6. Quando as desenvolvedoras abraçarem a ideia os usuários do WP sempre serão os primeiros a receber apps sejam eles desenvolvidos primeiro para iOS ou para Android. Agora uma pergunta que não quer calar, será que o Google vai lançar apps para Windows 10?!

  7. A iniciativa da MS é muito boa, mas do mesmo jeito que eles tiveram essa excelente ideia de portar ou “converter” digamos assim, a Apple já não digo nada, mais a Google tb irá pensar em algo para dificultar ou anular essa possibilidade, não acho que a Google ficará tranquila quanto à essa iniciativa de evolução do WP utilizando oq eles tem como seu trunfo ” Seus apps “.

    • Portar, significa que os desenvolvedores poderão usar uma linguagem de código mais simples para os DEVS trazerem seus apps para o Windows, ou seja, não há nada que a Goole possa fazer quanto a isso, pois os apps pertencem aos DEVS e eles são livres para desenvolverem para a plataforma que quiserem.

      • Acho que vai por essa linha mesmo. O problema pode continuar a respeito dos apps da Google, mas um app de um banco, por exemplo, a Google ou a Apple nada podem fazer para impedir seus lançamentos no W10. Fica por conta dos desenvolvedores.

        Por fim, creio que é difícil a Microsoft lançar tamanha ferramenta sem levar em conta (e transpor) as possíveis barreiras.

        • Não podem impedir um banco, mas um dev qquer que tá se achando Deus pq criou algum snapthing por aí, esses sim recebe algum incentivo por parte do Google.

  8. O candy crush é uma bosta, não loga no face e fecha toda hora. Se os apps de android e ios ficarem que nem o candy crush, dispenso
    Alem disso a Microsoft anunciou com isso a morte da sua loja de aplicativos, uma vez que desenvolvedores não vão mais querer desenvolver pra wp se tem como desenvolver só pra ios e android e wp que se vire

    • Que erva tu fuma? huehue. Morte da loja? HEIN?! Agora é que a loja vai ficar lotada de aplicativos, champs. Já que os em falta (snapchat e cia) provavelmente serão disponibilizados para Windows 10. Os desenvolvedores não vão mais querer desenvolver pra WP? Champs, os aplicativos serão pra Windows (e não mais WP, por sinal), independente se oriundos do iOS ou do Android. Eles não serão instalados pela App Stores ou Google Play, mas sim utilizados para criar um app para Windows.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here