A Microsoft acaba de adquirir a patente de um wearable device diferente: um par de óculos capaz de detectar emoções! Não, você não leu errado! O registro foi realizado no The United States Patent and Trademark Office como um wearable emotion detection and feedback system (dispositivo de detecção de emoção e sistema de resposta – em tradução livre).

Wearable Device Emoções Óculos Microsoft

Como funcionaria?

Teoricamente, através de uma avançada tecnologia de reconhecimento facial, os óculos poderiam detectar as emoções sentidas pelo usuário através do que ele vê e interage enquanto usa o dispositivo, que possui uma base de dados com informações como postura, expressões, gestos, fala e suas entonações e interações humanas. Assim que uma resposta, ou seja, uma emoção fosse detectada, seriam apresentadas ao usuário alternativas para aquela situação.

Emotions Emoções Óculos Microsoft

Suponha que você esteja vendo TV e não goste do programa que está passando e os óculos detectem sua recusa: ele lhe apresentará recomendações do que lhe possa lhe agradar em um programa de TV. Ou então durante uma palestra, se o dispositivo detectar que sua plateia está entediada, ele poderá lhe dar dicas de piadas ou formas de melhorar a sua interação com o público. As recomendações também surgirão na medida em que o que o par de óculos ”aprenda” o que lhe agrada.

Também é possível que o warable possa interagir com as respostas emocionais de quem esteja interagindo com quem usa os óculos, seja essa presença virtual ou face a face já que os óculos irão captar a postura e a expressão facial da pessoa observada.

Wearable Device Óculos Emoções Microsoft

Para os tímidos, pessoas com dificuldade em socializar e até mesmo autistas, tal tecnologia pode parecer um sonho se tornando realidade. Sempre foi de extremo interesse poder entender o cérebro, as emoções captadas pelo usuário e como agir a partir delas no dia a dia. Já imaginou tais óculos se tornando realidade? Quão fantástico seria!