Estou iniciando uma nova “série” aqui no Windows Mania onde eu irei falar sobre o Windows 10 na prática. É claro que muita coisa ainda irá mudar até o lançamento da versão oficial do sistema, mas eu irei falar daquelas novidades que eu gostei (ou não gostei), e claro, daquelas que vocês pedirem nos comentários. Para começar eu irei falar do novo multitarefas do Windows 10!

O QUE É O MULTITAREFAS DO WINDOWS MOBILE?

No Windows para PCs, ou em qualquer outro sistema de um PC, você usa o multitarefas o tempo todo, mas quase não percebe. O Multitarefas nada mais é do que quando seu dispositivo esta fazendo mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Nos smartphones isto fica mais claro. No Windows Phone, você pode conferir a sua multitarefa ao pressionar e segurar o botão “voltar” de seu aparelho. Você verá os aplicativos que estão abertos em segundo plano e funcionando simultaneamente (ou pelo menos deveriam). Esta é a parte visível da multitarefas de seu aparelho.

wp_ss_20150411_0016

QUAL A DIFERENÇA DESTES APLICATIVOS PARA OS QUE EXECUTAM EM SEGUNDO PLANO?

Existe uma diferença básica no Windows Phone para os aplicativos que estão na multitarefas e os que estão permitidos em segundo plano: Os da multitarefas DEVERIAM funcionar 100% do tempo, mesmo minimizados, e os permitidos em segundo plano apenas procurarão atualizações de tempos em tempos.

Eu digo que eles deveriam funcionar 100% do tempo porque não é isto que acontece, ou pelo menos não era.

Sabe aquela notificação no whatsapp que você vivia reclamando que não chegava na hora? Sabe quando você falava “mas no android chega rapidinho”? Então, é culpa do multitarefas. Neste caso específico do Windows Phone, podemos culpar também a forma como um aplicativo funciona em segundo em segundo plano, mas por hoje falaremos só do multitarefas.

A EVOLUÇÃO DO MULTITAREFAS DO WINDOWS PHONE

Quem acompanha o sistema desde o Windows Phone 7 também acompanhou a evolução do multitarefas do sistema. É engraçado pensar que o multitarefas do Windows phone 7 era tão ruim que o whatsapp teve que “simular” que reproduzia um áudio para que ele recebesse notificação. Sim, gambiarras do windows Phone 7.

Porém o Windows Phone 8 chegou e com ele a multitarefas verdadeira e a possibilidade de configurar aplicativos em segundo plano (ou quase isso). Alguém na Microsoft achou que os aplicativos em segundo plano só deveriam funcionar uma vez à cada 30 minutos, ou 20, ou 40 (a verdade é que isto nunca foi exato). Isto fica claro em aplicativos do Rudy Huyn quando ao configurar as notificações você irá ler “Ativar notificações à cada 30 minutos”. Sendo assim, tiles e notificações de aplicativos funcionavam em segundo plano, mas apenas de tempos em tempos.

Então chegou o Windows Phone 8.1 e a Microsoft adicionou a possibilidade das tiles e das notificações chegarem de minuto em minuto. Aplicativos como o Time:Me Tile surgiram na Windows Phone Store explorando a nova possibilidade de atualizar as tiles de minuto à minuto. Mas ainda havia um problema: Apenas aplicativos com versões exclusivas do Windows Phone 8.1 funcionariam assim. Vocês podem pensar “mas como assim versão exclusivas do Windows Phone 8.1” e eu te respondo: Estes aplicativos com versões pra o Windows Phone 8.1 são aqueles que não fecham quando você pressiona o botão voltar. Eles ficarão na sua multitarefas até que você faça isto manualmente.

Isto ficava claro ao comparar os dois aplicativos de mensagem instantânea mais utilizados do momento: Facebook Messenger e Whatsapp. O Messenger funcionava perfeitamente com notificações chegando em tempo real e o Whatsapp apenas quando ele queria. Eu digo isto porque o whatsapp até recebe umas notificações em tempo real, mas algumas você só vai receber ao abrir o aplicativo ou depois de uns 10 minutos.

Então chegou a preview do Windows 10 com a novidade no multitarefas: Agora NENHUM aplicativo será fechado ao pressionar o botão voltar e você poderá ter ATÉ 15 APLICATIVOS no multitarefas. E eu digo: FINALMENTE MICROSOFT!

wp_ss_20150411_0018

MELHORIAS?

Sim! Agora o Windows Phone possuí realmente um multitarefas e realmente um segundo plano eficiente. A prova disto fica por conta do whatsapp web: Se você utiliza o whatsapp web você deve sofrer com com constantes quedas informando que seu telefone não esta conectado. Isto se deve porque o aplicativo utiliza a multitarefas do seu aparelho para receber as mensagens, e por isto se você estiver sem internet ele não funcionará. Por isto também que ele volta a funcionar assim que você abre o whatsapp em seu aparelho.

Com o Windows 10 isto não ocorre mais. O whatsapp web fica conectado o tempo todo e funcionando normalmente e as notificações nunca chegam atrasadas. Isto também se aplica à outros aplicativos, mas o caso do Whatsapp é mais “visível” e mais fácil de se entender.

ISTO DEVE GASTAR UMA BATERIA…

Com certeza todos pensam isso ao imaginar 15 aplicativos funcionando simultaneamente (além dos aplicativos em segundo plano), mas eu garanto que não! A bateria do meu 1520 esta melhor do que o normal com o Windows 10 e acreditem: Eu consegui utilizar o aparelho por 1 DIA E 4 HORAS sem precisar recarrega-lo e sem ativar a economia de bateria. É claro que isto foi atípico e eu só utilizei WiFi neste tempo, mas eu só conectei o aparelho na tomada com 29% da carga depois das 28 horas.

O QUE ISTO TRARÁ PARA NÓS USUÁRIOS?

Com isto, este fica sendo o primeiro ponto positivo do Windows 10 para os usuários. Assim que a versão final chegar ao publico e os aplicativos forem atualizados, nós teremos notificações EXTREMAMENTE confiáveis e aplicativos funcionando no multitarefas, permitindo que download/uploads sejam feitos de forma confiável em segundo plano, que suas notificações não atrasem e que você tenha um sistema operacional cada vez melhor!

VOCÊ DECIDE!

Qual novidade do Windows 10 você deseja conhecer melhor? Informe nos comentários e não deixe de marcar como “positivo” aquele tema que você gostou e que alguém já postou!

NOTA: A nova visualização em um grupo de 4 aplicativos está disponível apenas para o Lumia 1520, mas isto não altera o modo como a multitarefas funciona nos Lumias com Windows 10.