A chegada da Cortana para os dispositivos com Android e iOS não é uma surpresa muito grande para uma parte dos usuários do Windows Phone, em março a Microsoft anunciou que a assistente de voz seria disponibilizada como um aplicativo para as plataformas concorrentes. Hoje foi divulgado um vídeo do Windows Team da Microsoft, sobre o aplicativo Phone Companion para Windows 10 e junto a confirmação da assistente.

Cortana Android

Não há dúvidas que a chegada da Cortana para os sistemas operacionais Android e iOS é muito bem vinda, todas as suas funções, interatividade e outros recursos irá agradar aos usuários. Mas infelizmente, ou felizmente para alguns usuários, a Cortana não terá disponibilidade completa de suas funções nos outros sistemas operacionais, isso porque há restrições de aplicativos terceiros que impedirão a utilização de alguns recursos da Cortana.

O aplicativo Phone Companion irá ajudar os usuários a encontrar apps oficiais dedicados aos serviços da Microsoft, o aplicativo também estará disponível para Windows Phone, Android e iOS. Veja o vídeo abaixo:

Gostou das novidades que a Microsoft está trazendo para o Windows 10? Quanto a disponibilidade da Cortana para os dispositivos com Android e iOS? Deixe seu comentário logo abaixo.

Plaffo

49 COMENTÁRIOS

    • Pensei exatamente isso.
      Troquei o 920 por um Moto X 2014, e mesmo sendo um dos melhores Androids em termos de hardware, ele é muito menos fluido que o Windows Phone, porém, em termos de apps, ainda não existe comparação, seja a quantidade, a qualidade, as atualizações ou as funções.

      Os apps da Nokia, Rudy, Microsoft são muito bons, mas alguns outros ou não estão disponíveis ou se estão são bastante inferiores. Aí você tem uma das funções mais legais do Windows Phone, a Cortana, vindo para a concorrência e em breve deve estar melhor do que a versão do sistema da própria MS.
      O que pode ser um pulo do gato é rodar os apps do Android no Windows Phone, pois acabaria a falta de aplicativos e o sistema por si só roda melhor mesmo em hardwares piores, mas a atual política da Microsoft pra o Windows Phone não parece adequada (e repito, para o WP, pois para a empresa é ótimo ter o seu aplicativo em um mercado gigantesco como são os de Android e IOS).

      • Mas na edge a MS anunciou que o código de app android e ios podem ser portados com poucas modificações para windows phone. Acho que isso vai acelerar bastante a criação de aplicativos pra WP.

        • Há mais coisas que a dificuldade de programação. O Rudy ofereceu o código ao Snapchat, era só colocar uma ou duas imagens e o app estava pronto e até hoje não há o aplicativo para WP.

          Os aplicativos grandes tem interesses comerciais envolvidos e a Google visivelmente boicota o Windows Phone, e muitos desenvolvedores dos principais apps continuam sem um app oficial. O próprio Facebook é feito pela MS não???

      • Na verdade foi só um comentário irônico a galera levou a sério kkkkkk não acredito nisso de verdade é só aquela coisa que de que todo app no wp demora para engatinha enquanto as outras OS ja estão correndo

  1. Eu já to achando que como os outros apps a corta a vai ficar melhor nas outras plataformas do que no própria da Microsoft como foi o Outlook e o onedrive

  2. Eu acredito q a cortana seja a novidade do Windows e o Windows teria q valoriza-la sendo assim um sistema q possui algo ao qual os usuários buscariam novidades, sendo assim a cortana deveria ser prioridade apenas do Windows e d nenhum outro sistema ou seja cortana deve ser apenas para Windows e Windows Phone

  3. A Microsoft é experta! Já que ela não consegue atacar as concorrentes de igual para igual ela está atacando internamente, implantando seus serviços pouco a pouco para que os usuários conheçam como são os aplicativos e os serviços e terem vontade de migrar para a plataforma Windows. Não acho errado ela fazer isto pois com a Cortana no Android e no iOS as pessoas estarão usando os servidores do Bing, ocasionando num aumento significativo de usuários. Como não vai ser completa a função da Cortana as pessoas sentirão vontade de conhecer como ela realmente é, e com isso o Windows 10 Mobile crescerá pois já está sendo muito falado e com esses tais usuários utilizando os apps e conhecendo o sistema, ele será mais chamativo. Sou usuário do WP e vejo um futuro promissor neste sistema, tem tudo para crescer, o sistema está muito mais maduro e mais parrudo, mesmo tendo somente agora as funções que as outras já tinham, ele está bonito e compacto visualmente.

    • comentário inteligente,porem, porque um usuário do android (leigo) trocaria de SO, sendo que o dele possui quase todas as funções do rival? Que atrativo diferente e realmente “impressionante” o SO oponente possui?

      • Pro futuro o continuum será um grande atrativo, talvez o principal. Fora o que muita gente não conhece, como gps offline nativo no sistema (Here Maps).

      • Falou tudo mano! o comentario dele foi legal, mas quem vai sair de um sistema cheio de versatibilidade pra um tão simples a ponto de não oferecer nada demais além de execelentes cameras?

  4. Sabe aqueles joguinhos q te deixam utilizar até a primeira fase e depois você tem q pagar? Então, essa é a estratégia da microsoft. Oferecer o diferencial do WP nas plataformas concorrentes e fazer esse publico gosta e se familiarizar com ele.
    E certamente atrair mais pessoas para plataforma pois, nas outras você só “jogara as primeiras fazes” e no WP vc terá uma experiencia completa!

  5. Eu acho que a Microsoft deveria fazer uma coisa bem feita de cada vez. Estão querendo fazer tudo ao mesmo tempo e nada está sendo concluído. Nada sai do Beta ou Alpha. O Windows muito bugado, a Cortana falando poucos idiomas, os designs inacabados, e não muito agradáveis. É um Office em Beta, é muita coisa de uma vez. Se eles querem levar tudo para as outras plataformas deveria primeiro fazer a coisa funcionar de forma completa e bem feita nas suas máquinas, depois levaria para as outras. O Microsoft está parecendo um canteiro de obras, mas obras sem previsão de entrega.

  6. Resumo a atitude da Microsoft emm “Calavo de Tróia” se infiltrar e dominar, aos poucos os usuários irão ter a experiencia de usar um WP ou parte dela.
    Sou completamente a favor, só não duvido de eles darem mais atenção as outras plataformas apos lançar, como disse o Leandro P. de Oliveira, lançar ate em português antes.

  7. Pensei numa coisa aqui. Supondo que a Cortana Robótica supere a usabilidade do Google Now no futuro, será que a Google numa medida desesperada proibiria esse e qualquer outro app da MS na Google Play? Já pensaram se o Edge for um sucesso e ele ser portado para o Android? Porque a MS está comendo a Google por dentro, devagar, na sua própria “casa”.

  8. Não vejo o alcance da opção da Microsoft,dar um dos trunfos do Windows Phone ao adversário? Então o que resta á Microsoft para atrair mais usuários para o WP? Asneira da grossa,quem já usa Android não vai mudar porque já lá tem a mais valia no seu sistema,quem usa Windows Phone é que pode mudar pois tem no Android mais apps e a cortana.Dizerem que a ms ataca por dentro não tem sentido nenhum,nem todos vão usar a cortana os que usam até podem não achar melhor que o google now ou o siri,e os usuários do Windows Phone como eu estão a ficar chateados pela Microsoft estar a divagar em outras plataformas em vez de melhorar a sua,nossa,como por exemplo por a cortana a falar português. Podem ir a m€[email protected] com as opções que andam a tomar ultimamente.

  9. No vídeo ele fala que Phone Companion que vai vir no Windows 10 para PC, foi feito pensando que não importa a plataforma que pertence o seu telefone, pois mesmo sendo um Android ou IOS ele vai poder ter uma interatividade bacana com o Windows 10 pra PC e assim não precisará usar nenhum outro software extra para manipular suas músicas e etc. Com isso é claro que é fundamental que aplicativos como one drive, office e cortana esteja disponível em todas as plataformas. Por exemplo, o XBOX Smart Glass pra Xbox 360 e Xbox One está disponível para Android ( não sei se existe pra IOS) mas o fato é que muitos donos de XBOX’s tem Android e pensando nisso ela foi lá e lançou o Smart Glass. Por tanto eu acho que com a ferramenta que vai ser lançada que possibilita de forma simples conversão de apps para windows phone, essa jogada de cortana e etc no Android e IOS segue a mesma linha do Smart Glass e com isso popularizar ainda mais o Windows 10 pra PC pela praticidade que ele vai oferecer a todos, assim fica mais fácil convidar esses usuários a vir futuramente para o windows phone 10. Isso é o que penso após ter escultado atentamente o que ele disse no vídeo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here