Ah como as voltas do mundo são engraçadas. Este é mais um daqueles grandes artigos explicativos, então se você não gosta de longos textos, pule para o próximo artigo. Como sei que muitos chegaram no Windows Phone há pouco tempo, explicarei desde o Windows Phone 7. Se você não sabe da perda do suporte aos dados do Facebook, leia ESTE artigo.

O WINDOWS PHONE 7

Windows Phone 7 tinha uma forma diferente de se conectar ao Facebook e as suas outras redes sociais. A facilidade desta conexão era muito interessante e você só precisaria conectar sua conta Microsoft para ver a mágica acontecer: seus perfis do Facebook, Twitter e LinkedIn seriam sincronizados.

Nokia-Lumia-800-branco-31

Diferente das outras plataformas, a integração nativa das redes sociais ao sistema trazia vantagens ao Windows Phone. Seus contatos era sincronizados automaticamente e linkados pelo e-mail. Além disto você poderia mencionar alguém através de seu contato, enviar uma mensagem no Facebook, visualizar TODAS suas fotos do facebook de forma rápida e além de poder conferir a atividade daquele contado tanto no Facebook quanto no Twitter. Sério, era mágico! A Microsoft sabia desta incrível ferramenta e aqui mesmo no Brasil ela lançou uma campanha: Meu smarphone comeu poeira de um Windows Phone. O envio de fotos para o Facebook era feito em questão de segundos e você podia marcar seus amigos de forma muito facilitada. Além desta função que faz muita falta hoje, haviam outras que faziam com que o Windows Phone 7 fosse mais atraente.

Confira os dois vídeos da série Meu smarphone comeu poeira de um Windows Phone:

O FIM DA INTEGRAÇÃO NATIVA

Com o Windows Phone 8, a integração ainda estava presente, mas com a chegada do Windows Phone 8.1 ela se foi… Isto causou uma revolta enorme na comunidade do Windows Phone, sendo as principais reclamações a perda da opção de usar o chat do facebook diretamente do aplicativo de mensagens e a perda do envio facilitado de fotos ao Facebook. Poucos sabiam mais uma das mudanças mais importantes para disto era a forma como os desenvolvedores poderiam usar esta nova forma de integração:

  • Desenvolvedores agora poderiam usar o aplicativo do facebook para efetuar login em seus aplicativos/jogos:

Sabe quando você entra em um jogo/aplicativo e escolhe a opção de “logar com o facebook”? É bem mais fácil quando ao fazer isto ele abre o aplicativo e você só precisa dar um ok né? Tenho certeza que você se incomoda quando ele fica um tempo enorme carregando a tela do Facebook mobile e você precisa fazer login, e etc…

  • Desenvolvedores agora poderiam compartilhar facilmente qualquer coisa em um aplicativo desenvolvido para o Windows Phone 8.1:

Antigamente ao compartilhar algo você iria ter uma tela preta, simples… Você escolheria para qual rede social queria enviar e pronto. Era fácil, rápido e eficiente. Porém com a alteração na integração, os desenvolvedores começaram a poder compartilhar algo diretamente do aplicativo, ou seja, ao compartilhar algo para o Facebook, o aplicativo do Facebook seria aberto.

PARECE QUE O MUNDO DA VOLTAS NÃO É MESMO?

Mesmo com estas melhorias e outras que eu não citei, muitos usuários ainda criticam a forma como a integração ficou no Windows Phone. Agora ela é a mesma que existe no Android e no iOS, ou seja: você instala o aplicativo, conecta ele com seu telefone e pronto. Porém o que poucos sabem é que esta integração foi quem permitiu que os usuários do Windows Phone 8.1 não perdessem o suporte aos dados do Facebook!

mundo voltas

Se você leu o artigo que eu citei lá no começo, você sabe que o Facebook alterou sua API open Graph e com isto TODOS os serviços da Microsoft que utilizavam a antiga ferramenta de integração perderam o suporte aos dados do Facebook. Isto infelizmente quer dizer que quem tem um Windows Phone 8 ou inferior não pode mais integrar os contatos com o Facebook, não pode mais usar o aplicativo de mensagens para conversar no Facebook e muito menos compartilhar algo nativamente. Isto afetou várias versões do Windows e vários aplicativos, mas aqueles que utilizam o Windows Phone 8.1 ou superior não são afetados graças a tão criticada mudança.

E SE…

E se a Microsoft não tivesse feito a tão criticada mudança? Como será que vocês estariam reagindo ao acordar na segunda-feira e perceber que tudo aquilo que você amavam em seus aparelhos acabou? Aquela tão amada integração foi embora… Você não teria mais os contatos integrados ao Facebook, você não teria mais a possibilidade de conectar o calendário do Facebook com o do seu Windows Phone e muito menos poderia compartilhar fotos nativamente. A Microsoft iria ter que correr atrás de uma atualização e isto poderia levar tempo… Como seria?

E COM O WINDOWS 10?

Com o Windows 10 talvez nós tenhamos algumas funções sendo excluídas do Windows Phone. Talvez o sistema só tenha adições, mas quem sabe a Microsoft possa alterar algo… Nesta hora vale lembrar desta situação… Todos nós amávamos a integração nativa ao Facebook, mas se a Microsoft não tivesse feito a tão odiada mudança, hoje nós estaríamos sem nenhuma integração…