A Cortana finalmente estará disponível para o Brasil em português e ainda em 2015! Segundo Marcus Ash, Group Program Manager da Cortana, a previsão de chegada dela ao país ocorrerá junto do México e do Canadá no idioma francês. Com o lançamento do Windows 10 a Cortana chegará apenas para EUA, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha e meses depois estará disponível para Insiders no Japão e na Austrália e em inglês para a Índia e o Canadá.

Cortana é a assistente digital pessoal da Microsoft projetada para ajudar você a gerenciar sua vida com rapidez e eficácia utilizando o Windows 10 no PC, tablet e smartphone e é a grande aposta da Microsoft atualmente junto do próprio Windows 10. Projetar uma assistente pessoal inteligente para novos mercados requer abandonar a filosofia do “um modelo para tudo” e, em vez disso, optar pela customização local que leva em conta o que é importante em cada país, para cada cultura. Dessa forma a Microsoft anuncia sua chegada aos mercados procurando captar as diferentes habilidades de linguagem e compreensão cultural de cada país. A voz é algo muito importante na Cortana e foi adaptada para cada país de acordo com sua cultura, seus padrões de linguagem, suas expressões idiomáticas próprias, seus sotaques locais para que de fato ela possua personalidade e não seja uma assistente com voz robotizada e igual em todo lugar.

Cortana Brasil Português
Assim a Microsoft garante ter trazido a Cortana para cada mercado a partir de muita pesquisa de editores, programadores e escritores criativos locais que identificaram e aplicaram como ela deve ser em cada cultura, captando questões como humor, cordialidade, identidade nacional e personalidade de cada país: enquanto no Reino Unido se aprecie o humor autodepreciativo, seco e irônico que são traços de personalidade do país, o mesmo não ocorre com a Itália, que trouxe à Cortana um orgulho da identidade nacional típico dos italianos e fala mais coletiva, com forte utilização do ”nosso, para nós” à assistente. Na França, a Cortana celebra o Festival de Cannes, já no Canadá, ela gosta de hóquei, na Índia ela celebra o herói nacional Sachin Tendulkar. Provavelmente no Brasil a Cortana seja apaixonada por futebol e carnaval!

Portanto, a demora para a chegada da Cortana para o nosso país de certa forma está explicada: a tentativa da Microsoft de personalizar sua assistente pessoal em cada país é o seu grande diferencial. Se você é um Insider, logo poderá testá-la em português. Finalmente!

Via: Assessoria de Imprensa Microsoft