Depois do anuncio da Cortana em português o assunto foi: “como será a personalidade da versão brasileira”. Hoje o site TechTudo divulgou informações exclusivas sobre a dublagem e sobre a personalidade da assistente brasileira.

cortana windows phone

Sobre a dublagem eles informaram que é um processo longo, mas que está em fase final de escolha. Um grande número de dubladoras entraram na competição e hoje apenas 3 estão disputando para ser a voz de Cortana:

Primeiro, foram escolhidas oito vozes. No estágio atual, a equipe brasileira da Microsoft avalia três finalistas para decidir qual delas será a Cortana oficial.

Além disso eles também falam um pouco mais sobre a personalidade da assistente e sobre o fato dela ser mais “informal” que o Google Now e a Siri:

Estudos fizeram com que a Microsoft optasse por uma pegada mais informal à assistente em português no país. Cortana deverá ter entre 30 e 45 anos, com “maturidade para apresentar conhecimento, mas ao mesmo tempo jovem para soar como uma pessoa de muita energia”.

Outro ponto importante é o sotaque da Cortana. Como imaginamos ela terá um sotaque “padrão” e não terá diferenças por região. Isto fará com que ela tenha um modo de falar semelhante ao de âncora de jornal, ou seja, mais formal e que possa ser compreendido nacionalmente:

O esperado é que a versão final tenha uma forma de falar similar à de um âncora de telejornal. Em relação ao sotaque, pesquisas de campo mostraram que o ideal é uma forma de falar sem regionalismos. “Uma voz que siga o padrão estabelecido no Jornalismo da Rede Globo”

Apesar do tom informal, o ajuste “perfeito” da Cortana em português brasileiro prevê amplo uso da articulação, para que os usuários dos mais diferentes cantos do país compreendam tudo que ela diz.

Todo o processo de localização deve levar 11 meses de desenvolvimento. O objetivo é produzir uma assistente inteligente, que apresenta respostas espertas. “Ela deve ser amigável, mas ao mesmo tempo, confiante.

CortanaHero

O que você achou da informação sobre a personalidade da Cortana? Acha que ela tinha que ser diferente em cada região ou que ela vai ser perfeita assim?

via: TechTudo