O tão aguardado lançamento do Windows 10 no dia 29 desse mês trará mais novidades além das tantas anunciadas. No dia, a Microsoft mostrará a versão final da nova loja universal e das ferramentas .NET, que possibilitarão aos desenvolvedores criarem ou enviarem seus aplicativos já prontos para a loja e eles serão compatíveis com qualquer dispositivo que execute o Windows 10. A novidade foi confirmada pela Mary Jo Foley, do ZDNet, diretamente com a Microsoft.

Os chamados UWP (Universal Windows Platform) Apps serão aplicativos escritos apenas uma vez pelos desenvolvedores, que serão otimizados para serem totalmente fluidos e compatíveis com a plataforma universal Windows, que englobará desktops (incluindo até o Raspberry Pi e o Intel Compute Stick), notebooks, tablets, smartphones, o Hololens, o Xbox One e até futuros smartwatchs e smartbands. Tudo isso sem a necessidade de desenvolver ou adaptar o aplicativo para cada dispositivo, graças ao novo .NET nativo.

Aos desenvolvedores leitores do nosso site: o Visual Studio 2015 terá integração com essa nova forma de desenvolvimento. Os aplicativos universais serão executados 30% mais rápido, ocuparão menos espaço interno e usarão 15% menos memória RAM, em média e estarão presentes na nova loja mais ou menos uma semana após o lançamento oficial do Windows 10.

Ansiosos? O que vocês leitores esperam desses apps universais? Serão tão bons quanto prometido? A Microsoft acertou mais uma vez? Comentem!!!

Fonte: ZDNet; WindowsCentral