Se você nunca experimentou o Windows 10 como um Windows Insider e quer saber um pouco mais sobre o seu novo sistema operacional você está no lugar certo! Nós do Windows Mania estaremos trazendo vários tutoriais, várias dicas e vários reviews para os “iniciantes” no Windows 10!

Windows 10 Ban

Você atualizou para o Windows 10 e está meio perdido? Seu menu iniciar do Windows 7 está diferente e seu Windows 8 não tem mais aquela antiga interface? Confira agora as informações básicas para quem está chegando ao Windows 10!

NOVO MENU INICIAR

Captura de Tela (12)

O menu iniciar agora é uma novidade tanto para quem veio do Windows 7 quanto para quem veio do Windows 8.1. Confira o que há de novo!

Windows 7: Se você chegou do Windows 7 você não terá muitos problemas com o menu iniciar. A diferença é que agora você poderá usar as tiles do Windows 8.1, mas de um jeito mais organizada. Você poderá usa-lo mostrando as tiles ou você pode simplesmente remove-las, e redimensionar o menu inicar de modo que ele mostre apenas os aplicativos como no Windows 7.

Windows 8.1: Se você está chegando do Windows 8.1 você irá sentir uma diferença. A interface Metro onde estavam as suas tiles não existe mais. Agora elas estão presentes no seu menu iniciar. Você pode mudar o tamanho do seu menu iniciar e há uma opção para deixa-lo em tela cheia (abordaremos isto em outro artigo), mas você pode personaliza-lo assim como fazia no 8.1.

Novidades do menu iniciar: As novidades ficam na organização do menu iniciar. Você pode usa-lo da forma padrão ou ativar o modo tela cheia nas configurações. A forma padrão permite que você redimensione o seu menu iniciar até um certo tamanho. As tiles podem ser adicionadas e modificadas sempre que você quiser e para fazer isto basta clicar com o botão direito sobre o aplicativo desejado, seja para adicionar a tile ou para redimensiona-la. Abordaremos melhor a personalização do menu iniciar e de seu Windows 10 em outro artigo.

PESQUISA RÁPIDA

Captura de Tela (13)

Agora você terá um novo local para iniciar suas pesquisas. Existem diferenças quando comparamos a pesquisa do Windows 10 com a pesquisa de outras versões. Confira!

Windows 7: No Windows 7 você teria que abrir o menu iniciar e pesquisar algo. Agora no Windows 10 basta você clicar na barra que está localizada logo ao lado de seu menu iniciar.

Windows 8.1: No Windows 8.1 você podia pesquisar abrindo a interface Metro e digitando algo, ou puxando o mouse para o canto da tela e selecionando o ícone de pesquisa. Agora no Windows 10 basta você clicar na barra que está localizada logo ao lado de seu menu iniciar.

Novidades da pesquisa: A novidade da pesquisa é a possibilidade de pesquisar rapidamente na web. Além disto a pesquisa será feita pela Cortana (ainda não disponível para nós brasileiros). Ela é integrada ao navegador Microsoft Edge e você conseguirá pesquisar algo de forma rápida sem precisar abrir o navegador. O tamanho do ícone de pesquisa pode ser alterado, basta você clicar com o botão direito sobre a barra de tarefas e ir na opção “pesquisa”

CENTRAL DE AÇÕES

Captura de Tela (16)

A central de ações é uma novidade tanto para quem chegou do Windows 7 ou do Windows 8.1. Ela não é novidade para quem possuí um smartphone, seja ele Android, iOS ou Windows, então não deve ser um problema para ninguém.

A Central de ações: Todas as notificações que você recebia em seu Windows 7 ou Windows 8.1 eram “perdidas” caso você não estivesse na frente do computador naquele momento e com a central de ações isto não ocorre mais. Você ainda verá a janela de notificação, mas caso você não feche a notificação ela ficará disponível em sua Central de Ações. Para visualizar sua central de ações basta você clicar no ícone de um balão de fala próximo ao relógio no canto direito inferior de sua tela. A Central de ações também traz algumas ações para você realizar. Elas estão disponíveis na parte de baixo da central e permitem que você desligue o Wi-Fi, Ative o modo avião, acesse todas as configurações e muito mais! Abordaremos mais sobre cada função num artigo especial sobre a central de ações!

NOVA TELA DE CONFIGURAÇÕES

Captura de Tela (18)

Independente da versão do Windows que você tenha vindo você verá diferenças no nas configurações. As novas configurações substituem o antigo painel de controles, mas ele ainda está presente no Windows 10.

Nova tela de configurações: Para acessar a nova tela de configurações você apenas precisa abrir o menu iniciar e clicar no ícone de configurações, ou abrir a central de ações e clicar no ícone “todas as configurações” (caso não esteja visualizando o ícone, clique em “expandir”). A nova tela de configurações mostrará todas as configurações do seu Windows dividida em categorias. Caso você queria algo relacionado a personalização, basta escolher esta opção, caso você queria mudar alguma configuração relacionada a sua conta, basta escolher a opção “conta”. Dentro de cada opção você encontrará varias categorias. Fique atento ao Windows Mania pois logo traremos um artigo mostrando mais sobre a nova tela de configurações.

MICROSOFT EDGE

Captura de Tela (14)

Chegou no Windows 10 e está procurando o Internet Explorer? Ele ainda está disponível, mas com o Windows 10 uma novo navegador para você acessar a internet foi adicionado: O Microsoft Edge.

Novidades do Microsoft Edge: O Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows 10. Ele traz várias novidades e uma tela inicial totalmente personalizada para você. Alem disto ele possui modo leitura, ferramentas de compartilhamento e muitas outras novidades que abordaremos em um artigo exclusivo para o navegador.

NOVA WINDOWS STORE

Captura de Tela (17)

Se você está vindo do Windows 7 você provavelmente não está acostumado com uma loja de aplicativos em seu Windows. Se você veio do Windows 8.1 você já sabe como funciona, só terá que se acostumar com as diferenças.

Windows 7: No Windows 7 não existe uma loja de aplicativos/jogos, então tudo será novidade para você. Para acessar a loja basta clicar no ícone de uma sacola de compras na barra de tarefas ou procurar pelo aplicativo “loja” no seu menu iniciar.

Windows 8.1: No Windows 8.1 você já convivia com uma Loja de aplicativos/jogos, mas agora no Windows 10 ela está um pouco diferente. Para acessa-la você fará igual você fazia no Windows 8.1.

Novidades da Loja: A Loja agora tem um novo visual e está mais agradável. Além disto a novidade principal fica sendo a possibilidade de comprar músicas e comprar ou alugar filmes e programas de TV. A nova loja traz um visual totalmente reformulado, mas você não deve ter problemas para se acostumar com ele.

CONCLUSÃO

O Windows 10 trará algumas novidades que serão bem “diferentes” para alguns usuários, mas que serão comuns para outros. Neste artigo eu apenas abordei o básico de cada função e o básico para você que está chegando pela primeira vez ao Windows 10. Em breve teremos artigos explicando mais sobre cada aplicativo novo, explicando mais sobre a loja, o Microsoft Edge e todas as outras novidades do Windows 10! Não perca!

Não deixe de dizer se este artigo colaborou para o seu uso do Windows 10 e não deixe de compartilha-lo com seus amigos e familiares!