Os smartphones a cada ano, ou melhor a cada mês, se tornam mais inteligentes podemos notar claramente isso. Funções e recursos que a muito tempo não se limitam apenas nos famosos SMS. E um recurso simples porém bastante útil nesses pequenos aparelhos é o LED de notificações.

Antigamente essas pequenas luzes serviam para notificar que seu aparelho voltou a receber sinal da operadora, mais tarde, para indicar que chegou uma nova mensagem ou e-mail.

Resumindo, utilidade um LED de notificações em um smartphone sem dúvidas tem. Os LEDs podem ser facilmente encontrados em alguns aparelhos Android, mas para alguns usuários a questão é: E o Windows Phone?

Microsoft escondeu um "easter egg" na build 10512 do Windows 10 Mobile 2

A boa notícia é que o Windows Phone também suporta isso, ou melhor o Windows 10 Mobile. Essa constatação não é nova como alguns relatórios já afirmaram, mas é bom sabermos disso.

Gabe Aul em uma postagem recente em seu Twitter reafirmou que o Windows 10 Mobile está apto para esse tipo de recurso, cabe apenas as fabricantes implementarem.

Nós fizemos as mudanças necessárias para o Windows 10 mobile apoiar esse recurso, a Necessidade cabe a OEM em construir dispositivos com LED

Com isso podemos concluir que as ferramentas estão lá, prontas, necessitando apenas de um hardware compatível. Porém essa conclusão levá-nos a duas perguntas:

  • Alguns Lumias atuais suportam LED, ele será ativado com o Windows 10 Mobile?
  • Será que os próximos carro-chefe da Microsoft irão apoiar esse recurso?

Em um fórum da Microsoft um engenheiro de suporte relata que os Lumias 730 e 735 possuem LEDs, só não estão ativados mas a companhia pretende utilizar.

A Microsoft planeja ativar as notificações LED no Windows 10 Mobile Technical Preview, e aqueles que possuem dispositivos com LEDs no interior poderão se beneficiar deste novo recurso. Seu telefone Lumia 735 já possui LEDs.

Veja imagens do LED de notificação escondido no Lumia 735 4

No entanto, desde então, não houve avanços em cima desse recurso. A razão mais provável é que os Lumias 730 e 735, se realmente eles podem fazer isso, precisam de um novo firmware para que o LED seja ativado. Se esse for o caso, temos que esperar e ver o que a Microsoft pretende fazer.

E você, leitor, acha útil um LED de notificações no seu Lumia? Comente abaixo.

Via: WindowsCentral