A empresa de consultoria americana Gartner lançou um novo relatório sobre a participação dos sistemas operacionais no mercado de smartphones; infelizmente a Microsoft obteve uma grande queda na participação mundial.

No terceiro trimestre de 2014 a Microsoft era responsável por 3% da participação mundial, com 9,03 milhões de unidades vendidas, já neste ano os smartphones que rodam Windows só correspondem a 1,7% do total mundial, com 5,87 milhões de unidades vendidas.

Deste total, só a Microsoft é responsável pela venda por 5,8 milhões de unidades. Sugerindo assim, obviamente, que as outras marcas são responsáveis por apenas 70 mil unidades vendidas.

gartnerCom relação a esta queda a Gartner destaca: 

“Mesmo com o anúncio do Windows 10, esperamos que a quota de participação do Windows no mercado de smartphones continuará sendo uma pequena parte do total global”, afirmou Roberta Cozza, diretora de pesquisas da Gartner.

Essa análise de mercado da Gartner ainda nos mostra que o Android reina soberanamente com 84,7% da participação mundial, seguido a distância pelo iOS com 13,1%. O interessante de se notar, também, é que tanto o Android quanto o iOS cresceram, só o Windows Phone que caiu drasticamente, juntamente com a queda pequena da BlackBerry e outros sistemas. Ou seja, os grandes crescendo mais ainda e os pequenos sendo reduzidos ao ermo.