Um dos melhores recursos do Windows 10 Mobile é o Continuum. O recurso permite usar o seu smartphone como um PC, para isso basta conecta-lo a um monitor externo (veja mais sobre o Continuum e como ele funciona através deste link).

Durante o evento Connect 2015 perguntam para Kevin Gallen, Diretor da Plataforma de Desenvolvimento do Windows, se a Microsoft planeja fazer que aplicativos Win32 de desktop sejam compatíveis com smartphones que usem o Continuum. O diretor afirmou que a Microsoft estuda a inserção de aplicativos Win32 (de PC), porém Gallen não deu detalhes de como isso poderá funcionar.

microsoft-windows-10-continuum-for-phones

Aplicativos Win32 não são universais e, portanto, não podem ser encontrados na Loja do Windows. Obviamente, milhões de usuários em toda parte do mundo ainda usam esse tipo de aplicativo, então essa flexibilidade da Microsoft em estudar disponibilizar estes aplicativos para os usuários será muito bem vinda.

Uma maneira para que esses aplicativos Win32 cheguem a Loja é pelo Project Centennial, esse projeto é esperado para o inicio de 2016 e servirá como uma “ponte” para que os desenvolvedores possam portar os aplicativos e jogos clássicos do Win32 para a Windows Store. Caso tal ideia de Kevin Gallen venha realmente a virar realidade, tal recurso para portar os aplicativos e jogos deverá ser feito pelo projeto.

Fonte: Plaffo e Windows Central.