Os últimos dias não foram muito divertidos para os jogadores do Xbox, afinal, o serviço on-line da plataforma estava em constante ataque. E se você estava tentando comprar algum conteúdo ou simplesmente jogar com seus amigos, isso já deve ser possível agora, já que a Xbox Live voltou ao normal.

xbox one (1)

Mas para entendermos o motivo dessas interrupções no serviço, temos que voltar um pouco antes. De acordo com um relatório da NewsWeek, um grupo de hackers conhecido como “New World Hackers” estão reivindicando a responsabilidade pelos ataques aos servidores da Microsoft, ataques esses que resultaram em falhas. Um membro do grupo hacker chegou á dizer:

Bem, nem sequer demorou tanto tempo como eu pensava. Atacamos Xbox para protestar. Grandes empresas como está tem servidores maciços, mas nenhuma proteção real. Queremos que o Xbox atualize a proteção que eles tem, o que não é muito.

Durante os ataques em uma conta no Twitter o grupo afirmou a autoria e chegou a dizer que o “Xbox morreu”.

Os hackers, segundo informações, também foram responsáveis por ataques a candidatura presidencial de Donald Trump e alguns sites associados ao ISIS, além de ataques ao site da BBC em dezembro de 2015. Alguns especialistas em seguranças questionam as reivindicações feitas por eles, porém um especialista chamado “Whittaker” chegou a dizer ao site ZDNET que o ataque DDoS era “nada mais do que um golpe de publicidade de um grupo sem rosto”.

the-nsa-trained-edward-snowden-to-be-an-elite-hacker

New World Hackers também afirmou que foram eles os responsáveis pelos ataques em janeiro, que levou o rapper americano “Snoop Dog” criticar á Microsoft em suas redes sociais. Os invasores chegaram a dizer:

Os ataques ao Xbox também provam que temos tanto poder como dizemos. Poderíamos honestamente jogar o Xbox para fora da face da Terra

Não sabemos, ainda, se devemos levar essas ameaças a sério, mas o que deve ser levado em conta é que a Microsoft deve trabalhar ainda mais para manter os seus usuários a salvos desses ataques e interrupções. Uma empresa gigante, que conta com serviços em nuvem, Office 365 e Azure, não pode permitir que os jogadores pensem que a segurança é algo secundário, e que não seja tão confiável como seus concorrentes, Steam ou PSN.

xbl-psnjpg-c5a724f473765a81

Resumindo, se você é usuário do Xbox One tudo está devidamente normalizado. Agora é aguardar para saber se a Microsoft vai se pronunciar sobre o caso, ou se vamos receber alguma notícia divulgando melhorias nesse quesito.