Após grandes redes como Facebook e Twitter abandonarem a ordem cronológica de postagens, chegou a hora do Instagram. A empresa anunciou hoje que exibirá fotos e vídeos no feed de modo que “as fotos que você se preocupa mais apareça primeiro”. Ou seja, teoricamente, aquelas fotos do seu amiguinho que tem apenas 70 seguidores ficarão ainda mais esquecidas, e sua colega de faculdade famosinha com 2 mil seguidores terá ainda mais visualizações.

O Instagram declarou:

“Para melhorarmos a sua experiência, em breve o seu feed mostrará os momentos que nós julgamos ser os mais importantes para você. A ordem das fotos e vídeos do seu feed se basearão na probabilidade do seu interesse por aquele determinado conteúdo, o seu relacionamento com a pessoa da postagem ou a atualidade do post. Nós focaremos na otimização da ordem, mas todas as postagem estarão disponíveis – apenas em uma ordem diferente.”

Eu particularmente tenho as minhas ressalvas quanto a essa organização de postagens controladas por algorítimo. Entretanto, o Instagram afirmou que estas implementações deverão ocorrer nos meses próximos meses; então, talvez, não sintamos estas mudanças de maneira tão abrupta.

E vocês, o que acham da mudança?