A Microsoft comprou a Xamarin, uma das principais ferramentas para desenvolvedores móveis. Agora a gigante de Redmond anunciou que a ferramenta será gratuita para os usuários do Visual Studio e o SDK será open source, e o que isso significa para Windows?

Para ser mais claro, os desenvolvedores ao criar uma aplicativo para uma plataforma móvel deve ser usado a linguagem do sistema, no Android usa o Java, o Windows usa a linguagem C# e o IOS usa o Objective-C, ou seja, o aplicativo deve ser criado para cada plataforma usando uma linguagem diferente.

Com a nova nova plataforma do Xamarin os desenvolvedores podem criar único código usando C# compartilhado e refazer a interface para cada sistema usando o XamarinForms, ou pode utilizar a mesma interface para todos os sistemas.

Agora os desenvolvedores poderão criar apenas um código para os apps universais (Windows, Windows Mobile, HoloLens e Xbox)  e exportar o mesmo código para Android e IOS.

Espera-se que  que os desenvolvedores comecem a criar aplicativos usando o C#, pois será necessários apenas aprender uma linguagem de programação (ao invés de três). O Windows deve se beneficiar muito, pois não terá nenhum motivo para os desenvolvedores criarem um app em C# para Android e IOS e não lançarem para o Windows 10.

Se você é desenvolvedor e deseja acrescentar algo, deixe um comentário.

Fontes: Windows Blog e Windows Central