A gigante de Redmond apresentou durante a conferência BUILD 2016 a nova Central de Ações que chegará aos dispositivos com Windows 10 após a “atualização de aniversário”. A Central de Ações passará a trabalhar de maneira muito mais integrada, podendo até mesmo remover notificações de um aparelho através da central de Ação de outro. Aalém do Windows 10 Mobile, as notificações do Android também poderão ser recebidas no pc através da assistente Cortana.

id165153_1

Toda a integração ocorrerá por meio da nuvem. A Microsoft mostrou uma imagem inumerada com as principais novidades da centra de ações.

id165152_1

  1. Imagem principal: plano de fundo responsável por destacar notificações relacionadas a imagens, algo que pode ser utilizado em apps como Instagram e Facebook, por exemplo.
  2. Logo do app: o logotipo do aplicativo será movido para o topo da imagem de fundo, onde também será posicionado o seu nome.
  3. Maior liberdade nas notificações: será possível que os desenvolvedores permitam que as notificações de seus apps mostrem o conteúdo de maneira mais livre, sendo permitido até mesmo alterar a imagem de uma notificação da aplicação de mensagens para exibir o contato responsável por aquela notificação, por exemplo.
  4. Layouts avançados: será possível personalizar as notificações para que assumam layouts mais avançados e dinâmicos, onde no exemplo é demonstrado seu uso por uma companhia aérea para companhamento do voo.

Widget

A Microsoft também mostrou a nova função de “Widget” que na verdade é um novo tipo de notificação que irá permitir que os usuários expandam a notificação para que seja mostrada mais informações e mais dados.

widget-windows-10

Notificação na barra de tarefas

Outra novidades que temos que destacar é a nova notificação da Central de Ações na barra de tarefas, agora será exibido um ícone do aplicativo que está sendo notificado e quantas notificações não visualizada existe.

notificacao-icone

Chaseable Live Tiles

E para finalizar a Microsoft mostrou o novo recursos “Chaseable Live Tiles“, que torna o bloco dinâmico mais preciso ao abrir uma informação na Live Tile. Para ser mais claro, quando você visualizar uma notificação na Live Tile, ao clicar você será redirecionado diretamente para o conteúdo dentro do app que estava sendo mostrada nela. Atualmente ao clicar na Live Tile é aberto a tela inicial do aplicativo.

Live-Tiles

E as Live Tiles Interativas?

Segundo a Microsoft eles ainda estão trabalhando para trazer o recursos  “estamos trabalhando nisso, nós estamos apenas tentando fazer a coisa certa.”  Ainda não conhecemos todas as novidades da atualização de Aniversário, mas com certeza iremos saber mais até o lançamento do update.

Ainda não há uma data exata para a liberação do update de aniversário” é provável que ela seja disponibilizada no final julho.