Vamos lembrar, em meados do ano passado (2015) a Microsoft vendia mais smartphones que a Apple aqui no Brasil, os Lumias eram os “queridinhos da galera” mais que os iPhones, bom, eram, agora a Apple voltou a ultrapassar a Microsoft em número de vendas aqui no Brasil.
Segundo relatórios da “Porto Seguro” a gigante de Redmond caiu pra 6 posição em vendas aqui no Brasil, ficando atrás até mesmo da Alcatel, empresa que embora tenha aparelhos por aqui, não esperávamos que estivesse acima da Microsoft. Confira a lista abaixo:
- Samsung (50,3%)
- Motorola (17,8%)
- LG (12,2%)
- Apple (5,0%)
- Alcatel (4,6%)
- Microsoft (2,4%)
- Outros (7,7%)
Bom, como já é de se esperar, a Samsung lidera absoluta no mercado, seguida da Motorola e LG, tendo a Apple em 4 lugar e a Microsoft no final da fila. Essa baixa foi uns dos piores resultados desde o lançamento do Windows Phone 8.1 e da compra da Nokia.
Essa queda nas vendas pode até ser explicada, primeiramente pela falta de novos modelos Lumias no mercado, sendo os últimos o Lumia 640 e 640 XL, que já possuem certo tempo desde seu anúncio oficial, além da demora no lançamento do Windows 10 Mobile, o que fez muitos usuários migrarem de plataforma no período natalino e de ano novo em 2015, época em que as vendas em muitos setores aumentam.
Já quando falamos de Apple e Microsoft, a dona do Windows terá que realmente “correr atrás do prejuízo” se quiser realmente alavancar suas vendas no nosso país, liberar a chegada de novos Lumias, como os Lumias 950/XL, 550, 650 que já foram homologados seria uma boa jogada (ou não), mas até agora não temos uma certeza se realmente esses modelos chegarão até os consumidores. Com o lançamento do iPhone SE, e a proposta de ser um dispositivo acessível com um bom hardware em uma tela pequena, a gigante do software terá que lutar contra a Apple e as demais para garantir seu espaço no mercado brasileiro.