O Windows 10 vem ganhando milhões de adeptos diariamente, suas novidades, praticidade e funções, vem agradando a muitos usuários fazendo com que eles realizem o update para o novo sistema. Porém, existe aqueles que ainda sim preferem utilizar versões mais antigas, seja por alguma melhor compatibilidade ou até mesmo uma melhor identificação. Uma versão do Windows que causou bastante polêmica foi o Windows Vista.

windows-vista-3

O sistema não agradou muitos usuários quando foi lançado no início de 2007, por “enes” motivos, um dos principais, era as incessantes notificações de segurança criadas pelo então novo sistema, o “controle de conta do usuário”. Pois bem, após nove anos de idade, o Windows Vista entra em seu último ano de suporte estendido contando a partir de hoje.

O suporte base para o Vista terminou em abril de 2012, e desde então só vem recebendo melhorias de segurança, nada além disso. E agora, assim que terminar seu suporte, aqueles que usam o sistema ficarão muito mais suscetíveis a malwares. Felizmente para a Microsoft não será um trabalho gigante convencer as pessoas que utilizam o Vista há atualizarem para o Windows 10, já que muitos desses usuários abandonaram o software muito tempo atrás.

windows_vista_boot_screen_by_lewislite
Tela de “Boot” do Windows Vista

No entanto, se você ainda utiliza essa versão do Windows, e deseja realizar um update para o Windows 10, terá que comprar uma licença para isso. Já para quem possui um computador com Windows 7 ou 8.1 oficial, a atualização é gratuita até 29 de julho de 2016.