Normalmente, quando vamos comprar um novo smartphone, costumamos avaliar o tamanho da tela, processador, memória RAM, etc. E ultimamente, a grande maioria dos smartphones já possuem conexão 4G, pensando nisso, um estudo foi realizado para medir a qualidade das antenas de 26 smartphones.

O professor Gert Frolund Pedersen, da Universidade de Aalborg, realizou testes para comparar a qualidade do sinal de vários aparelhos Android e iOS, além de modelos com Windows 10 Mobile. Seis tablets também foram analisados, mas o Surface Pro 4 não entrou na lista, já que não possui conexão 4G.

1

Três testes foram feitos, no primeiro (foto acima), revela os dados segurando o smartphone com a mão direita, outro (foto abaixo) demonstra com a mão esquerda, e finalmente, uma conexão de dados para medir a intensidade do sinal.

2-teste

3-teste

Como podemos ver, no primeiro teste, o Lumia 640 obteve a quarta posição ficando a frente do Nexus 5 e Xperia Z5, por exemplo, já o Lumia 650 ficou com a décima posição. Lumia 950 ficou no fim da lista.

O segundo teste, com a mão esquerda, ambos os modelos da Microsoft alcançaram o “pódio” com o Lumia 640 e 650 em segundo e terceiro, respectivamente, e o Lumia 950 em décimo nono. Terceiro e último teste, Lumia 640 ficou em primeiro na lista, 650 em quinto, fechando com o Lumia 950 em décimo.

222

No documento oficial do estudo (veja completo aqui) foi explicado que, para determinar a qualidade do sinal recebido, muito depende de onde o receptor está localizado em relação ao do emissor do sinal. Então, mudando a mão, altera os resultados dos testes nos smartphones usados.