Há alguns dias, aconteceu a cerimônia de abertura da paralimpíada “Rio 2016”, que reuni os melhores atletas paralímpicos de vários países do mundo, evento que começou algumas semanas depois da olimpíadas que também aconteceu no Rio de Janeiro.

ny8pifik

Mas o que poucos sabem é que em ambos os eventos, toda estrutura on-line dos jogos está tendo como base a tecnologia de nuvem “Microsoft Azure” integrada á da “Atos”, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos.

A tecnologia exibirá, pela primeira vez em tempo real, o desempenho de atletas e times de 160 delegações de 159 países em cada jogada durante as mais de 500 provas de 23 modalidades paralímpicas, que serão disputadas em 20 diferentes arenas, tudo isso disponível no site rio2016.com.

parao

Ao vivo, o portal publicará tabelas com placares e resultados, o quadro de medalhas conquistadas por país e recordes quebrados durante a competição. Em “Play-by-play”, funcionalidade inédita nos Jogos Paralímpicos, os visitantes do portal poderão acompanhar a sequência de jogadas e os passos dos atletas e das equipes na competição.

O grande volume de informações será disponibilizado com agilidade em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) graças a um modelo de tecnologias combinadas, como sensores Omega nas arenas das provas conectados à internet (Internet das Coisas) para a geração de dados, que são tratados, processados e distribuídos em menos de 5 segundos em mais de 300 servidores em nuvem Microsoft Azure e data centers distribuídos em três continentes.

azure

A Microsoft declarou em um um comunicado:

Para a Microsoft, é uma grande satisfação poder oferecer aos fãs dos esportes paralímpicos as mesmas facilidades de acesso à informação que o portal ofereceu durante o revezamento da Tocha Olímpica e os Jogos Olímpicos

Além das tecnologias necessárias para desenvolvimento do Portal, a Microsoft é também a fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na categoria de software de sistema operacional, e iniciou sua contribuição com o Comitê Organizador por meio do Office 365. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 o volume de usuários chegou a mais de 11 mil, que utilizaram a ferramenta em PCs, smartphones e tablets no dia a dia das competições.