Se você é um usuário antigo do Windows Phone, agora conhecido como Windows 10 Mobile, com certeza sabe da “briga” que existe entre Google e Microsoft quando falamos de um aplicativo do Youtube.

[Atualização X1] Aplicativo oficial do Youtube para o Windows Phone gera erros 1

No começo, a Microsoft criou uma aplicação que permitia visualizar os vídeos, fazer download e até mesmo reproduzir “off-line” e que não mostrava anúncios, mas parece que a Google não curtiu isso.

A empresa se manifestou contra o app, após isso, a opção de reproduzir “off-line” foi removida, ainda não satisfeita, a Google revogou o acesso a API do Youtube, fazendo com que os usuários do sistema operacional ficassem sem acesso, mas isso foi só o começo.

[Atualização X1] Aplicativo oficial do Youtube para o Windows Phone gera erros 2

Em um comunicado direcionado a Microsoft, a empresa de Mountain View disse que a aplicação teria que ser feita em HTML5, a Microsoft trabalhou nisso e novamente lançou outro app, e por nenhuma razão aparente, mais uma vez foi bloqueado sem ter ao menos uma semana de idade.

A Google afirmou que o aplicativo violou os termos de serviço do Youtube, a Microsoft por outro lado afirmou que os apps presentes no iOS e Android não foram construídos usando HTML5, e os mesmo funcionam sem nenhum problema.

150724080245-youtube-app-780x439

E, aparentemente, cansada dessa “brincadeira” a gigante de Redmond simplesmente desenvolveu um app que redirecionava para a página principal do Youtube na versão móvel. Mas felizmente, a comunidade de desenvolvedores trouxe grandes nomes para acessar o maior site de vídeos do mundo, dentre eles estão: Tubecast, myTube!, Perfect Tube, etc. Aplicativos que foram atualizados e quem hoje, alguns, já são universais no Windows 10.

Com a decisão da Microsoft em remover aplicativos que não atendam determinados critérios da Windows Store, a gigante excluiu seu próprio app do Youtube, aquele que só fazia redirecionar para o site. É possível que as duas empresas estejam trabalhando em uma nova aplicação universal para Windows 10.

Windows10_1_800_thumb800

Apesar dessa “novela” ser, praticamente, constante, os ânimos tem sido acalmados nos últimos meses, chegando até mesmo em um acordo de “paz” em abril desse ano. Mas se pararmos para pensar, o Youtube possui um app no Xbox One, quem sabe essa ideia seja mesmo real, e chegue um “novo Youtube” para PC, tablet, smartphone com Windows.