Se você, assim como eu, e ansioso por atualizações de aplicativos, você já deve ter se perguntado como faz para receber atualizações antes de todo mundo. Acontece que muitos aplicativos possuem uma versão “beta”. E é destas versões que vamos falar logo abaixo!

google-play-beta

O QUE SÃO OS APLICATIVOS “BETA”

As versões beta de um aplicativo são aquelas que ainda estão em fase de testes, e que vivem recebendo correções e melhorias. Toda novidade que chega em um aplicativo, passou por uma versão beta do mesmo aplicativo, foi testada, aprimorada, corrigida e etc. As versões beta normalmente são estáveis, mas e importante deixar claro que usar uma versão beta de um aplicativo pode te trazer dores de cabeça, como por exemplo, o aplicativo travando, parando de funcionar e etc.

Os aplicativos beta são frequentemente atualizados, e no Android é comum você receber uma atualização por dia nestes casos.

ENTENDI! QUERO PARTICIPAR DO BETA DE TODOS OS APLICATIVOS!

Calma aí! Não é bem assim. Nem todos os aplicativos oferecem versões beta. Mas ensinaremos a você como se inscrever e receber atualizações beta dos aplicativos disponíveis. Siga os passo abaixo:

  • Em seu Android, acesse a PlayStore e vá na categoria “Meus apps e jogos”
  • Encontre o aplicativo que você deseja virar um beta tester. (em nosso exemplo, usaremos o Facebook Messenger).android-beta-1
  • Ao acessar o aplicativo desejado, vá até o fim da pagina do mesmo. Caso haja uma versão beta deste aplicativo, você verá a opção para se tornar um testador logo acima das informações de desenvolvedor.

android-beta-2

  • Feito isto, clique em “aceitar” e depois em “participar” para confirmar que deseja ser um testador.android-beta-3
  • Pronto! Você já é um testador beta do aplicativo. Agora basta esperar alguns minutos para que você receba uma atualização da versão beta do app!

Lembrando que nem todos os aplicativos possuem uma versão beta disponível ein!;)