De acordo com a Apple Store, o “iOS 10” já está presente em 54% dos dispositivos suportados, número alcançado em pouco mais de 1 mês de ter sido lançando oficialmente no dia 16 de setembro. Apesar de ser bastante animador, o novo SO ficou abaixo da versão anterior, o “iOS 9”, que conseguiu 57% no mesmo período do ano passado, mas vale salientar que a versão 9 manteve a mesma compatibilidade de dispositivos do “iOS 8”.

maxresdefault

Sendo assim, é de se esperar a “demora” na adoção da versão 10, já que a mesma removeu a compatibilidade de uma série de aparelhos populares da Apple, incluindo o iPhone 4s e iPad 2.

No entanto, o sistema é compatível com modelos do final de 2012 até agora, sendo eles: iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone SE, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 5s, iPhone 5c e iPhone 5, bem como iPad Pro 12.9, iPad Pro 9.7, iPad Air 2, iPad Air, iPad 4, iPad 4 mini, iPad 3 mini, e iPad 2 mini.

iPhone SE, smartphone compatível com o "iOS 10"
iPhone SE, smartphone compatível com o “iOS 10”

Se pararmos para avaliar, a compatibilidade oferecida pela Apple é bem superior ao que o Android dispõe, já que o Galaxy S3, lançado em 2012, parou no Android 4.4 Kit Kat, ou até mesmo o Nexus 4, que só pode ser atualizado oficialmente até o Android Lollipop 5.1.1.

A velocidade com que os dispositivos da maça aderem a um novo sistema é gigante, acreditamos que isso se deve ao fato da própria Apple fabricar seus aparelhos, sendo assim, quando uma atualização significativa como essa é liberada, todos os modelos compatíveis recebem de uma só vez, enquanto o Android, mesma a versão Nougat 7.0, ainda não chegou a um número mensurável de smartphones, já que a liberação depende, em muitos casos, de operadoras e fabricantes.

E você, leitor, já atualizou seu iPhone/iPad para o iOS 10? O que está achando? Fique livre para comentar abaixo.