A Microsoft deu um “salto” significativo na tecnologia de reconhecimento de voz, que em breve, vai tornar a Cortana ainda mais precisa para entender e transcrever melhor as conversas. Sua mais recente pesquisa, revelou uma tecnologia tão eficaz como os seres humanos em reconhecer palavras.

ei cortana, brasil

Os testes comprovaram que agora, a taxa de erro é de apenas 5,9%, isso é praticamente igual aos convidados que foram selecionados para transcrever a mesma conversa. E não só isso, a taxa obtida pela Microsoft é menor que o Switchboard, que é o padrão usado pela industria.

Saindo de números, esse feito revela algo impressionante, afinal, é a primeira vez que um computador pode reconhecer palavras dentro de um contexto de uma conversa, assim como um humano faria. Xuedong Huang, um dos membros da equipe afirma: “esta é uma conquista histórica“.

Esses avanços serão usados para melhorar as ferramentas da Microsoft, como Xbox e Cortana.

“Isso fará com que a Cortana seja mais poderosa, tornando possível uma assistente verdadeiramente inteligente”, afirma Harry Shum, vice-presidente executivo do grupo de inteligência artificial

dia-da-voz-dicas-narradoresApesar de ser um feito importante, segundo a equipe ainda há muito a ser feito. Uma das metas é certificar que o reconhecimento será útil, de fato, na vida real, como por exemplo, em ambientes com muito barulho.

Os avanços estão sendo feitos, e é bem provável, que nas próximas atualizações da Cortana essas melhorias significativas cheguem aos usuários do Windows 10.