Recentemente, um estudo feito pela empresa de segurança digital chamada “Zscaler”, quis saber qual sistema operacional vaza mais dados dos usuários: Android ou iOS? Sabemos que a Apple é bastante exigente em relação a segurança de seus dispositivos, seu sistema, o iOS, é tido por muitos por ser praticamente imune a vírus.

iOS 10, mais recente versão do sistema móvel da Apple
iOS 10, mais recente versão do sistema móvel da Apple

Mas durante os relatórios, os pesquisadores conseguiram detectar que, por incrível que pareça para muitos, é mais fácil conseguir dados de navegação dos usuários do iOS do que de pessoas que usam o sistema da Google, o Android.

Aplicativos do Android que passaram por operação de nuvem da empresa de segurança, vazaram 0,3% de dados, enquanto no iOS, a porcentagem é um pouco maior, sendo 0,5%. Claro, ambos não são números gigantes, sendo principalmente informações de localização que são compartilhadas.

imagens Além disso, uma parte dos dados que vazou foi classificada como informações de identificação pessoal, onde a Zscaler nomeou como “PII”, e nesse quesito, há uma mudança. O iOS registrou 0,2%, enquanto o Android, 3%.

id201697_1
Android vaza números maiores de dados pessoais dos usuários, além de localização e metadados
iOS, praticamente, não vazou informações pessoais dos usuários
iOS praticamente não vazou informações pessoais dos usuários

Além disso tudo, as pesquisas relevaram que 50% dos desenvolvedores de app, tanto do Android como iOS, não se preocupam muito com a segurança das informações que possam vazar, algo muito alarmante, afinal, os nossos smartphones abrigam dados importantes.