Se você está pensando em comprar um PC que rode Windows 7 Professional ou Windows 8.1, bom, é melhor você ser rápido, pois a Microsoft oficialmente parou de vender essas licenças para as fabricantes. A notícia não chega como uma surpresa, afinal, a empresa está seguindo seu cronograma anunciado anteriormente.

1478044838_end_of_sales_ljdskjbskdjrg_story

Como podemos ver, a partir de hoje, o único sistema operacional da Microsoft que você pode obter pré-instalado em um novo PC é o Windows 10. No entanto, felizmente, o Windows Vista, 7 e 8.1 ainda são suportados.

O fim do suporte estendido para o Vista será em abril de 2017, e para o Windows 7, janeiro de 2020 e Windows 8.1 terá suporte principal até 2018 e depois suporte estendido até 2023.

Em resumo, a terminologia usada para Microsoft é que, o suporte estendido, consiste, basicamente, em atualizações de segurança.

1478044939_end_of_life_lkjsrgk_story

Mesmo que, agora, você não encontre um PC executando um dos sistemas operacionais citados, a Microsoft oferece ofertas para downgrade, embora isso não se aplique a todos.

Significa que, dependendo de qual versão do Windows que você compra, você pode ser elegível para instalar uma versão anterior. Para saber mais detalhes sobre os direitos de downgrade, clique aqui.