Estamos quase no fim de mais um ano, e novamente, Android e iOS continuam liderando o mercado de dispositivos móveis. Apesar dos iPhones serem bastante popular entre os jovens, dados divulgados recentemente apontam que o mercado de smartphones da Apple está em declínio, com o número mais baixo desde 2014.

bestiphone_stuff

Segundo dados da Strategy Analytics, o iOS possui 12,1% de marketshare, um pouco menor que os 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o Android da Google, acaba de bater mais um recorde, saltando de 84,1% para 87,5%, chegando ainda mais perto dos 90%. Já o Windows Phone (ou melhor, Windows 10 Mobile), aparentemente não anda nada bem, afinal, nem sequer teve uma área separada, juntando-se apenas a categoria “outros”.

grafico01

Quando falamos nas unidades vendidas, o Android conseguiu cerca de 328,6 milhões em vendas, e o iOS, 45,5 milhões, enquanto as outras plataformas apenas 1,3 milhões. Segundo o diretor da plataforma que realizou os dados, o sucesso do Android se deve ao fato dos aparelhos de baixo custo, especialmente em mercados como Índia e África.

androidoneCom isso, a Apple vem tido dificuldades em chegar ao topo dessa lista, principalmente em mercados-chaves, como a China, por exemplo, que atualmente, as fabricantes locais que dominam.