Sabemos que a Microsoft mudou bastante as linhas de design do seu famoso sistema operacional Windows nos últimos anos, e com ele, a linguagem de design. Começando com o Windows 8, e agora com o Windows 10. Agora, a Microsoft planeja evoluir para uma nova linguagem mais simplificada, cujo nome do projeto se chama Projeto NEON.

Interface “Metro 2”

windows-10-oficial

De acordo com informações, o projeto é chamado de “Metro 2”. Este nome se refere a primeira linguagem Metro presente no Windows Media Center, Windows Phone 7 e Windows 8. A nova interface visa focar na simplicidade e elegância.

Segundo o site Windows Central, NEON levará mais de um ano de trabalho interno pela Microsoft. O projeto é baseado na linguagem de design que foi introduzido com o Windows 10, com interfaces limpas e simples, novos desenhos e transições.

57313196-dd6e-4405-80fd-546890cf7ca74

O novo modo vai buscar dar uma impressão de fluidez e beleza que está faltando na interface atual. Vale salientar, que o projeto NEON não vem para substituir a atual interface MDL2 do Windows 10, mas sim construir novidades sobre ela. Isso é bastante importante, afinal, os desenvolvedores que já usam a linguagem atual não ficarão com seus apps desatualizados, pelo contrário, poderão adicionar os novos elementos do projeto.

windows-8-metro1A Microsoft também quer se livrar das incongruências presentes no atual projeto MDL2. Hoje, os desenvolvedores podem incluir em suas aplicações seus próprios menus contextuais, barras de ferramentas, aplicações ou desenhos, como o menu hambúrguer, fazendo com que algumas inconsistências surjam. Já o Projeto NEON visa limpar tudo isso, oferecendo aos desenvolvedores orientações claras para projetar suas aplicações.

Projeto NEON provavelmente chegará na Redstone 3

microsoft-officially-starts-work-on-windows-10-mobile-redstone-update-500670-2
Ao que parece, essa mudança vai começar a ser incluída com a chegada da Redstone 3, embora, provavelmente, os Insiders vejam as mudanças muito mais cedo, em abril ou maio de 2017, assim que a Microsoft começar a liberar ás compilações. É também possível que alguns traços do NEON comece a aparecer na Redstone 2 no início do próximo ano.