Para quem gosta de observar os dados de quota de mercado de smartphones, a Kantar liberou os números mais recentes da empresa para os três meses que terminou em outubro de 2016.

Outubro foi, naturalmente, o mês de lançamento do iPhone 7, com isso, já podemos notar o impacto sobre a quota de outros sistemas operacionais durante o mesmo período.

kantar-october-2016

Os últimos dados mostram que o iOS obteve um crescimento na maioria dos países, exceto Alemanha e China. Em outubro, o Japão é o país onde o sistema da Apple detém a maior participação, com 51,7%, seguido de 44% na Grã-Bretanha e 40,5% nos EUA.

android-4Já o Android registrou um crescimento similar em vários países, com uma queda nos Estados Unidos de 5,6% e no Japão com 0,2%. Enquanto o Android caiu o iOS cresceu 7,0%, provavelmente por conta do lançamento do iPhone 7, mas ainda assim, o sistema da Google é o mais usado nos EUA. Porém, os números atuais não são muito animadores, afinal, em um mercado tão importante como esse, o Android demonstrou o quinto declínio consecutivo no ano.

Durante os três meses encerrados em outubro de 2016, o Android corresponde a 75,2% das vendas de smartphones no EU5, contra o iOS com 21,2%.

logo-windows-10-mobile-930Mas e o Windows Phone/Windows 10 Mobile? Bom, o sistema operacional da Microsoft não conseguiu “agarrar” nenhuma participação durante os meses analisados, pelo contrário, vem mostrando um acentuado declínio na maioria dos países. Se a Microsoft ainda guarda alguma “carta na manga” que a use rapidamente, pois seu sistema não anda muito bem.