O serviço da Apple, iTunes, pode em breve se tornar o principal destino para armazenar filmes recém-lançados, de acordo com um relatório da Bloomberg. A plataforma da maça estaria em negociações com estúdios de cinema e distribuidoras de conteúdo, em um esforço para oferecer aluguel de novos filmes dias após serem lançados nos cinemas.

itunes

Durante anos, muito se falava sobre um sistema que pudesse oferecer acesso a grandes novos filmes em casa, ao mesmo tempo ou em poucos dias após estarem nas telonas. Embora, tradicionalmente, essa ideia seja bastante contestada por vários cinemas e estúdios, agora, isso pode se tornar realidade. Uma série de empresas como Century Fox, Warner Bros e Universal Pictures estão analisando essa possibilidade.

E o iTunes deve ser uma das possíveis plataformas que pode conceder esse acesso no futuro. A Apple vem relutando quando se trata de streaming de filmes e conteúdos de vídeo, especialmente devido a forte concorrência da Netflix e Amazon, então essa jogada poderia ser uma grande oportunidade para a empresa de Cupertino.

rent-itunes-movieA logística seria basicamente assim: 14 dias após serem lançados, os títulos alugáveis chegariam a plataforma com um valor entre US$ 25 e US$ 50. Ainda assim, existe algumas questões de segurança e gerenciamento de direitos digitais, com a pirataria sendo uma grande preocupação para os estúdios de cinema.

Por outro lado, o acesso conveniente ao conteúdo digital pode minimizar a pirataria. Os estúdios, diante de um mercado estagnado estão cientes disso, bem como apostam nessa novidade para impulsionar as receitas.

Curiosamente, mesmo sem a o iTunes, os estúdios e distribuidores de conteúdo parecem prontos para fazer um sistema como esse torna-se real, esperasse que seja essa plataforma seja lançada nos próximos 18 meses.