A Fabric é o conjunto de ferramentas pertencentes ao Twitter que ajuda os desenvolvedores de aplicativos móveis a criar, distribuir e rentabilizar aplicativos. Essas ferramentas são projetadas para oferecer aos desenvolvedores acesso fácil à plataforma de dados da Fabric e à plataforma de receita de anúncios do MoPub. Isso oferece uma ampla gama de ferramentas de análise e desenvolvimento para o desenvolvimento e um conjunto completo de APIs (Aplication Program Interfaces) empresariais impulsionadas por dados sociais em tempo real e também históricos. Um fluxo de dados do tamanho gerado pelo Twitter é extremamente difícil de gerenciar. Ferramentas que fazem a filtragem para que seja possível construir uma plataforma de monetização em torno dos dados torna o desenvolvimento muito mais fácil.

O Twitter diz que este negócio permitirá que eles se concentrem em “produtos essenciais e negócios para melhor posicionar o Twitter no crescimento a longo prazo” e que eles estão confiantes que a Fabric será uma grande adição aos esforços do Google para fornecer ferramentas e uma plataforma para desenvolvedores mobile. Os serviços existentes disponíveis através do Fabric – Gnip, do MoPub (um conjunto de ferramentas de monetização) e da API de anúncios do Twitter continuarão a existir e estarão disponíveis.

Para o Google, a aquisição significa um pouco mais.

Embora o Gnip não faça parte do negócio, é um concorrente do Firebase – a plataforma de dados do Google. É esperado que o Google construa sobre o que o Fabric tem para oferecer com o Firebase como uma plataforma de dados e análise preferencial. Eles também vão adquirir os funcionários do Twitter trabalhando na Fabric, o Google está sempre à procura de otimização quando se trata de desenvolvimento de aplicativos móveis.

Pra variar o Google não para!